quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Presidente da Câmara de Bragança Apoia Combate Às Chamas em Quintanilha

NO passado dia 12 pelas 21h00, eclodiu um incêndio a norte da aldeia de Quintanilha, que devido às condições meteorologicas adversas chegou a colocar em risco a aldeia de Quintanilha e de Veigas de Quintanilha

O incêndio consumiu um grande área de mato e de pinhais. Além de colocar as aldeias em risco, ficaram em risco grandes áreas de pinhal, conhecidas como os pinhais de Quintanilha e pinhais da Cerdeira.

O incêndio foi dominado cerca de 4 horas depois do alerta, que foi dado a partir do quartel dos Bombeiros de Bragança, depois destes terem visualizado uma pequena coluna de fumo na direção de Quintanilha, e foi combatido com recurso a cerca de 50 operacionais e 12 viaturas.

Para o Posto de Comando deslocou-se o Ex.mo Sr. Presidente da Câmara de Bragança, Eng Jorge Nunes que acompanhou, com o nosso Comandante José Fernandes e o Adjunto de Comando Paulo Gonçalves, o comandamento e acompanhamento das operações de extinção ao incêndio. 

Na altura em que 2 equipas dos Bombeiros de Bragança estavam praticamente a circunscrever a cabeça do incêndio, a rápida evolução das chamas era superior à capacidade de progressão no combate pelos operacionais, e faltando operacionais na linha de mangueiras para assegurar a progessão da agulheta, o nosso Presidente de Câmara arregassou as mangas e encabeçando com um grupo de populares iniciaram a puxar as mangueiras, tendo sido o esforço necessário para debelar aquelas chamas e o incêndio estar sobre o domínio dos Bombeiros. Além disto o Eng. Jorge Nunes ordenou a entrada no Teatro de Operações de uma maquina de rastos da autarquia, logo pelo inicio da manhã.

Este acto abnegado e altruista do Sr. Eng. Jorge Nunes, vale uma vez mais, o reconhecimento de todo o tipo de apoio, que este tem dado ao Corpo de Bombeiros de Bragança, e desta forma os Bombeiros de Bragança agradecem a ajuda dada por este ilustre Homem. Esta foi uma atitude louvável por todos os intervenientes no combate às chamas, contrariando assim a imagem que alguns autarcas do distrito de Bragança protagonizaram alguns incêndios já este ano.

Mas não foi só o Eng Jorge Nunes que nos apoiou, também aos Bombeiros do Parque de San Vitero (Espanha) lhes fazemos um especial agradecimento, pois estes vieram ao nosso encontro, não tendo sido ativados e tendo apenas visualizado as chamas do seu parque. O seu trabalho foi crucial no apoio ás equipas de Bragança que se encontravam a combater as chamas. 
Mais uma vez agradecemos a ajuda de meia centena de populares, das aldeias circundantes ao incêndio, que ajudaram os Bombeiros no combate às chamas, tendo indicado acessos, trazendo água e alguns alimentos e também combatendo pequenos focos com ferramentas manuais e tratores.

A todos vós, e às corporações de Bombeiros do distrito de Bragança que estiveram neste T.O. fica um agradecimento, tendo sido o sucesso das operações, responsabilidade de todos estes referidos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não me parece correto neste tempo politico aparecerem este tipo de comunicações por parte de entidades de renome como o de esta corporação

Unknown disse...

Não sei o que considera "tempo politico", mas acho que a sua frase ficará sem sentido quando perceber que o Sr. Eng. Jorge Nunes não se recandidata.

O renome desta entidade também lhe é devido ao Eng. Jorge Nunes, assim como a outros políticos, mas esta noticia refere-se ao ato dele.

Unknown disse...

Eu vi cair o raio que provocou esse incêndio,

Anónimo disse...

Só é pena que o Sr Presidente da câmara de Bragança NUNCA durante os seus mandatos se tenha lembrado desta aldeia... Mas enfim é sempre bom aparecer na fotografia.

Anónimo disse...

Ao amigo do "nunca se tenha lembrado desta aldeia" apenas dizer: nunca ninguém desta aldeia durante esses mandatos teve competência para ser presidente dessa aldeia. A coisa publica merece presidentes de junta mais competentes amigo.