segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Uma viatura do Exército que apoiava os bombeiros no combate aos incêndios no Funchal despistou-se na manhã desta segunda-feira, provocando um morto e três feridos ligeiros, segundo os bombeiros municipais do Funchal. O acidente ocorreu na Barreira, freguesia de Santo António, onde as chamas já ameaçaram casas.

Fonte do Serviço de Protecção Civil Regional da Madeira disse ao PÚBLICO que uma pessoa morreu na sequência de um “incidente” com um veículo militar, mas não adiantou mais informações. Segundo os bombeiros, a vítima mortal é uma mulher com cerca de 40 anos.

Segundo relataram à Lusa testemunhas no local, a viatura do Exército seguia com militares e “terá ficado sem travões” quando descia uma rua, e “começou a embater em vários carros estacionados”. Na sequência do despiste, embateu também na “entrada de uma casa onde estavam duas mulheres”, uma das quais é a vítima mortal.

O incêndio na Barreira, na zona alta de Santo António, lavra desde a madrugada de sexta-feira. Onze casas ficaram destruídas e nove outras sofreram danos parciais, tendo pelo menos 21 pessoas ficado desalojadas.

Os fogos consumiram ainda uma vasta área florestal, incluindo cerca de 20 hectares do Parque Ecológico do Funchal. Devido ao intenso fumo que se registou em algumas zonas, e por precaução, perto de 200 doentes que se encontravam no Hospital dos Marmeleiros foram retirados das instalações. No final de domingo, tinha já regressado à unidade hospitalar.

O Plano Municipal de Emergência do Funchal foi activado mas pelas 12h15 de domingo deixou de estar em vigor, devido a uma melhoria significativa da situação. Na madrugada desta segunda-feira a situação ficou controlada mas pela manhã o incêndio voltou a ameaçar casas na zona da Estrela.

Fonte: Público

Exército abre processo para apurar causas do acidente

O Exército anunciou hoje a abertura de um processo de averiguações para apurar as causas do acidente com uma viatura da instituição militar envolvida no combate aos incêndios no Funchal e que provocou uma vítima mortal e três feridos.

“Confirmamos a abertura de um processo de averiguações para apuramento das causas do acidente, bem como da responsabilidade associada ao mesmo”, disse à agência Lusa o porta-voz do Exército, tenente-coronel Jorge Pedro.

O responsável salientou que “o Exército lamenta e apresenta as mais sentidas condolências aos familiares da vítima mortal e acompanha a situação dos outros feridos”.

“Apesar da trágica situação hoje ocorrida, o Exército irá continuar a garantir o apoio que tem sido dado desde sexta-feira às entidades e às populações vítimas dos fogos florestais”, acrescentou o porta-voz.

O despiste de uma viatura do Exército, envolvida no combate aos incêndios no Funchal, provocou hoje um morto e vários feridos na Barreira, freguesia de Santo António, disse à agência Lusa fonte policial.

Segundo relataram testemunhas no local, a viatura do Exército, com militares no interior, “descia a rua quando terá ficado sem travões”.

A viatura, de acordo com os mesmos relatos, “começou a embater em vários carros estacionados", tendo acabado por ficar imobilizada na "entrada de uma casa onde estavam duas mulheres”, uma das quais é a vítima mortal.

“A população e outros militares encontravam-se a fazer a limpeza de silvado nas imediações da via, para prevenir a propagação de incêndios, quando, de repente, foram apanhados de surpresa pela viatura militar desgovernada que bateu em sete carros estacionados”, informaram testemunhas oculares.

A vítima mortal é uma enfermeira com cerca de 50 anos. Os três feridos, que serão ligeiros, um dos quais o condutor da viatura, foram transportados para o Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários: