sábado, 31 de agosto de 2013

Incêndios de Almendra e Muxagata Extintos

Terminou o inferno que nas últimas 70 horas devastou as paisagens das localidades de Almendra, Muxagata, Chãs, Tomadias e Santa Comba. Foram vividas verdadeiras horas de esforço e sacrifício por parte dos mais de 100 Bombeiros que passaram pelos teatros de operações, culminando os trabalhos hoje, dia 30 de Agosto, pouco depois das 18 horas.

Segundo uma primeira estimativa, estão contabilizados mais de 2.500 hectares, dividos por matos, áreas agrícolas, zonas protegidas e floresta, deixando um rasto negro destrutivo por onde passou.
Cronologicamente, o início do incêndio de Almendra que teve início pelas 01 horas da madrugada, ardendo de forma violenta durante largas horas em terrenos almendrenses, realizou uma passagem pelas estreitas encostas do rio Côa em direção á localidade de Tomadias, sendo travado apenas na estrada municipal que liga a nacional 102 á freguesia da Barreira. 

 Ainda os operacionais se debatiam com os enormes problemas provocada pela língua de fogo vinda de Almendra, novo foco de incêndio nasce junto da ribeira de Piscos, Muxagata, pelas 23 horas do dia 27, levando os já exaustos Bombeiros à duplicação de esforços para tentar travar esta nova ignição.
Durante estes dias, vividos de forma tão exaustiva, passaram pelas ocorrências Bombeiros oriundos de todos os Corpos de Bombeiros do Distrito da Guarda, de Viseu e de Lisboa, situação que obrigou a uma enorme gestão logística, não só para conseguir alimentação e combustível para todos os meios empenhados, como também para fazer chegar os bens essenciais às frentes de incêndio, minimizando dessa forma avultados trânsitos entre cenários, bem como percas de tempos entre alimentações e combates.
Não podemos deixar de referir e lamentar profundamente o acidente ocorrido numa das frentes de incêndio, situação que provocou queimaduras graves em 4 Operacionais do Corpo de Bombeiros de Famalicão da Serra, com dois deles a serem helitransportados para as unidades de queimados com prognósticos reservados.  Estimamos as melhoras de todos, os seus rápidos restabelecimento, pois as suas coragens são essencias e fazem falta ao País.

Conclusivamente, o Blogue dos Bombeiros de Foz Côa e em nome do Comando, Órgãos Sociais da Associação e Quadros de Operacionais do Corpo de Bombeiros, aproveita o momento para agradecer a todos quantos passaram em missão pelas ocorrências descritas, bem como aos operacionais que se mantiveram na retaguarda do cenário e que foram o verdadeiro pilar de suporte para o funcionamento da “maquina” de combate através de gigantescas operações de logística.   
fonte:Bombeiros de Foz Côa 

Sem comentários: