sábado, 31 de agosto de 2013

Portugal Pediu Mais Dois Aviões a Outros Países Para Combater Incêndios

No país já estão três Canadair de França e três de Espanha. Espera-se agora resposta para mais dois.

Perante a dimensão dos incêndios florestais em Portugal, o país decidiu accionar o mecanismo europeu de protecção civil para pedir mais dois aviões Canadair, estando ainda a aguardar resposta.

A informação é avançada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) num comunicado em que explica que “a solicitação foi efectuada face à dimensão da situação dos incêndios florestais que afecta o país, agravada pelas condições meteorológicas, de temperaturas elevadas e ventos fortes, que se vivem”.

Na mesma nota, a ANPC diz que no âmbito dos acordos com Espanha e com França estão a ajudar no combate aos incêndios em Portugal seis aviões Canadair, três dos quais espanhóis e três franceses. Espera-se agora resposta para mais dois aparelhos.

Desde a meia-noite desta sexta-feira a ANPC registou 161 ocorrências, estando 13 ainda em curso. Contudo, apenas quatro incêndios têm grandes proporções. O fogo que continua a mobilizar mais meios é o de Viseu, no concelho de Tondela. As chamas com quatro frentes estão a consumir a Serra do Caramulo desde quarta-feira, altura em que se reacendeu um fogo da semana passada e que os bombeiros já tinham conseguido dominar nesta semana. No local estão quase 700 bombeiros, num total de 774 operacionais e mais de 200 veículos. Há ainda 9 meios aéreos.

Foi na Serra do Caramulo que morreu na quinta-feira mais uma bombeira num combate a um incêndio também em Tondela, mas numa outra zona. Além da bombeira de 21 anos que morreu, ao longo de toda a quinta-feira mais oito operacionais ficaram feridos com gravidade em episódios relacionados com três incêndios distintos: o de Tondela, um na Guarda e outro em Viana do Castelo.

Em relação a um dos bombeiros que ficou ferido em Tondela e que está internado no Hospital da Prelada, no Porto, o seu “prognóstico é muito reservado” e está “bastante instável”. O jovem de 18 anos ficou com 55% do corpo com queimaduras e tem as vias respiratórias afectadas, pelo que está entubado e ventilado, adiantou fonte do hospital à Lusa.

Também em Viseu mas no concelho de Sátão continua a lavrar o incêndio que deflagrou na manhã de quinta-feira e que ainda tem três frentes. O fogo está a ser combatido por quase 250 bombeiros, 74 veículos e cinco meios aéreos.

Os outros dois incêndios em destaque no site da ANPC são no distrito do Porto, um no concelho de Santo Tirso e outro em Paredes. No primeiro estão 45 bombeiros e 14 veículos e o fogo tem uma frente. O segundo tem três frentes e está a mobilizar mais de 170 bombeiros, de 50 veículos e dois meios aéreos. Aliás, parte da cidade do Porto está coberta por uma nuvem de fumo, oriunda de um outro incêndio em Paredes, entretanto dominado.

Ao longo de quinta-feira a ANPC registou um total de 413 ocorrências, para as quais foram mobilizados 6947 operacionais e 1903 veículos.

Fonte: público

Sem comentários: