sábado, 31 de agosto de 2013

Força Aérea Apoia Dispositivo de Combate a Incêndios

Vários meios e unidades militares da Força Aérea encontram-se empenhadas, a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no apoio às operações de combate a incêndios florestais na zona norte e centro do país.

Este dispositivo, que conta com as aeronaves C-295M, ALOUETTE III e uma máquina de rasto, desempenhou e encontra-se a efetuar várias missões nas áreas afetadas. Para além destes meios operacionais, também as bases aéreas localizadas em Beja, Sintra, Montijo e Monte Real e o Aeródromo de Manobra Nº1 - Ovar - encontram-se a prestar apoio no reabastecimento e parqueamento de aeronaves nacionais e estrangeiras, como os Canadair franceses, que vieram reforçar o dispositivo da ANPC, bem como na cedência de instalações para descanso das respetivas tripulações.

Para além da ação destas aeronaves e do apoio prestado por estas unidades militares, um helicóptero EH-101 MERLIN efetuou, no dia 29 de agosto, a evacuação médica urgente de um bombeiro ferido, transportado de Vila Nova de Foz Côa para o Regimento de Artilharia Nº5, no Porto, de onde foi encaminhado para o Hospital da Prelada.
fonte:força aérea portuguesa

Sem comentários: