sábado, 31 de agosto de 2013

Cinco bombeiros perderam a vida num mês

Corporações de Miranda do Douro, Covilhã, Alcabideche, Estoril e Carregal do Sal perderam operacionais no combate aos fogos.

Os incêndios registados no mês de Agosto fizeram cinco vítimas mortais e vários feridos. 

A 2 de Agosto, três bombeiros da corporação de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, ficaram feridos quando uma mudança brusca de vento os encurralou no meio das chamas, entre Cicouro e São Martinho de Angeira, junto à fronteira com Espanha. Um dos bombeiros feridos, um homem de 45 anos, foi internado no Hospital da Prelada, no Porto, com "80% a 90%" de queimaduras no corpo. Não resistiu às queimaduras e morreu na madrugada de 4 de Agosto. António Nuno Ferreira, operador de central no quartel dos bombeiros de Miranda do Douro, era casado e deixa um filho menor. 

Um bombeiro de 25 anos, pertencente à mesma corporação de Miranda do Douro, foi assistido no hospital, devido a queimaduras entre os 70% e 80% no corpo. Segundo confirmou a Renascença junto do director de comunicação do Hospital da Prelada, no Porto, o homem "continua internado na unidade de queimados com prognóstico reservado”. Um terceiro bombeiro, de 32 anos, também teve de ser hospitalizado, mas teve alta no dia 20.

Duas semanas depois, a 15 de Agosto, nova tragédia. Um bombeiro de 40 anos da corporação da Covilhã morreu nas operações de combate a um incêndio em Coutada, distrito de Castelo Branco. O bombeiro foi surpreendido por uma mudança rápida de vento, no meio do mato, e não houve possibilidade de o salvar. 

Mais tarde, 22 de Agosto, um incêndio de grandes proporções na Serra do Caramulo, concelho de Tondela, cercou vários bombeiros. Nove ficaram feridos, dois com gravidade, e dois morreram. A primeira vítima mortal foi Rita Pereira, uma bombeira de 22 anos que pertencia à Corporação de Alcabideche, no concelho de Cascais. Foi apanhada pelas chamas na localidade de Silvares e não resistiu aos ferimentos. 

O incêndio do Caramulo fez ainda outra vítima mortal. Bernardo Figueiredo era bombeiro dos Voluntários do Estoril, tinha 23 anos, e morreu a 27 de Agosto. Esteve internado no hospital de São João, no Porto, mas não registou aos ferimentos. 

Esta quinta-feira, o incêndio em Tondela, no distrito de Viseu, matou uma bombeira de Carregal do Sal, de 21 anos. O fogo fez ainda cinco feridos, três com gravidade, que foram transferidos para hospitais no Porto, em Lisboa e em Viseu. Todas as vítimas deste incêndio pertencem à corporação de bombeiros de Carrega do Sal.

Sem comentários: