quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bombeiros obrigados a recusar socorro

Corporações devem reencaminhar chamadas de utentes para 112 para ser feita avaliação.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a dar instruções às corporações de bombeiros para não responderem a pedidos de alerta de envio de ambulâncias do INEM para emergências, sendo obrigadas a reencaminhar as chamadas telefónicas para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, a quem compete decidir os meios a disponibilizar. A medida não está a ser bem recebida nalguns quartéis, por receio de poder atrasar a prestação do socorro.

A corporação de bombeiros de Alcobaça foi uma das que já avisaram a população sobre as novas regras. O diretor nacional de bombeiros da ANPC informou que o INEM "não aceitaria mais chamadas de alerta de meios de socorro pré-hospitalar dos bombeiros que não fossem triadas pelo CODU, com efeitos desde as 00h00 de 1 de agosto". "Sempre que os bombeiros receberem uma chamada de emergência terão de fazer a sua transferência para o CODU."

Para garantir "o melhor e mais diferenciado apoio técnico possível", é pedido à população que use o 112 para as chamadas de socorro pré-hospitalar. "O objetivo é proporcionar, desde cedo, o atendimento por profissionais de saúde, para que todos possamos servir melhor as pessoas. Estamos a reforçar o que está na legislação desde 1997", explica ao CM Pedro Coelho dos Santos, porta-voz do INEM.

O comandante dos bombeiros de Alcobaça e presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Leiria, Mário Cerol, explica que "esta situação resultou de uma reunião entre a Direção Nacional de Bombeiros, a Liga de Bombeiros Portugueses e o INEM sem ouvirem quem anda no terreno, quem dá a cara todos os dias, quem tem de ir em socorro, que tem os seus anjos da guarda nos bombeiros".
Fonte:CM

Sem comentários: