sábado, 31 de agosto de 2013

PJ detém homem "fortemente suspeito" de atear fogo no Caramulo

A Polícia Judiciária deteve hoje um homem de 20 anos “fortemente suspeito” de ter ateado um incêndio florestal “de grandes dimensões” na serra do Caramulo, distrito de Viseu, e no qual “morreram dois bombeiros”.

Fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ) disse à agência Lusa que o “suspeito, agindo em colaboração com um outro indivíduo, este emigrante e atualmente no estrangeiro, ateou vários focos de incêndio na Serra do Caramulo, nos concelhos de Vouzela e Tondela, no dia 20 de agosto, que se transformaram num fogo de grandes dimensões e em cujo combate perderam a vida dois bombeiros”.

A mesma fonte disse à agência Lusa que o suspeito, de 20 anos e desempregado, terá agido por vingança, depois de lhe ter sido aplicada uma multa pela GNR.

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Viseu de Santa Comba Dão, identificou e deteve um homem fortemente suspeito de um crime de incêndio florestal”, disse a mesma fonte.

Será presente no sábado à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

A PJ já deteve este ano 52 pessoas pela eventual prática do crime de incêndio florestal.

Trinta destes detidos estão em prisão preventiva.

Dois incêndios de grandes dimensões destruíram a Serra do Caramulo nos últimos dias.

O último destes grandes focos foi dominado hoje, às 19:09.

Apesar de estar dominado, a Autoridade Nacional da Proteção Civil, através da sua página na internet, mantém a informação de que estavam no no terreno mais de 800 operacionais e mais de 200 veículos.
fonte:lusa

Sem comentários: