segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Agricultores da Vilariça já estão “à rasca” com a seca

Depois dos problemas sentidos pela falta de água no concelho de Bragança, a seca chegou também ao vale da Vilariça.

A barragem da Burga, que abastece os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor e Torre de Moncorvo, está apenas a 30 por cento da sua capacidade.

Fernando Brás, da Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça, sublinha que o problema pode ser ainda mais grave do que perder as culturas deste ano.

“Não sabem como vão passar o ano. E para além da produção, pode haver prejuízos vários ao nível do investimento.”

O sector mais afectado no Vale da Vilariça é a fruticultura.

Mas a falta de água afecta também a criação de gado.

O pasto está seco e queimado e escasseia o alimento para as ovelhas do empresário Rui Tadeu. “A questão mais central é a falta de pastos. Isto devia estar verde e está completamente seco”, sublinha. “Mas a falta de água afecta todas as plantas”, do olival à vinha.

Este criador de gado da zona da Vilariça já está a recorrer a reservas de alimentação que deveriam ser utilizadas apenas no Verão.

Preocupações que foram expressas à ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que este fim-de-semana passou pela região para se inteirar deste e de outros problemas do sector.

E tendo em conta o cenário de seca, a ministra anunciou que já esta semana haverá negociações com Espanha para serem pedidos apoios à União Europeia para ajudar os agricultores afectados pela falta de água.

“Ainda continuamos que S. Pedro dê uma ajuda mas estamos a fazer já o levantamento para termos um plano B, através de ajudas comunitárias.”

Para solucionar os períodos de seca do Vale da Vilariça, a Associação de Beneficiários tem dois projectos, um ligado à rega de mais de 300ha, construindo um dique para reforçar a Barragem da Burga, outro ligado à rotatividade das culturas. Projectos que já têm financiamento do PRODER. O segundo está já em funcionamento.
Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários: