segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Incêndios de Inverno não largam região

Os incêndios fustigaram o distrito de Bragança durante o fim-de-semana. No sábado e no domingo foram registados 14 incêndios em nove concelhos do distrito de Bragança. Apenas os concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo escaparam às chamas. Só no concelho de Bragança os bombeiros registaram cerca de uma dezena de saídas para combater fogos florestais durante o fim-de-semana.

O comandante dos Bombeiros de Bragança, José Fernandes, garante que foi um fim-de-semana atípico para a época do ano.“Muito atípico. Tivemos um fim-de-semana muito ocupado. Neste momento (domingo ao final da tarde) estamos a combater um incêndio em Alimonde. Temos várias ocorrências. As mais significativas foi um na aldeia de Montesinho e este em Alimonde. Foram os que custaram mais a controlar e onde mais área ardeu”, afirma José Fernandes.Apesar do número de ocorrências fora do normal para a época do ano, José Fernandes não tem dúvidas de que a corporação da capital de distrito tem meios suficientes para combater os fogos de Inverno.“Temos meios. Normalmente ao fim-de-semana é quando temos mais meios, porque temos piquetes totalmente de voluntários”, garante José Fernandes.

As causas destes incêndios fora de época estão a ser investigadas pela GNR.
Escrito por Brigantia (CIR)

Florestas já estão debaixo de fogo

O aumento dos fogos florestais, que triplicaram este ano em comparação com os dois primeiros meses do ano passado, está a levar as corporações de bombeiros à falência, pois só no período de Verão é que o combate às chamas é financiado pelo Governo. A Liga dos Bombeiros Portugueses já veio reclamar um financiamento extraordinário, para garantir a operacionalidade dos corpos de bombeiros. Para amanhã está marcada uma reunião com o ministro da Administração Interna.
Fonte: Correio da Manhã

Mais de 500 incêndios em 3 dias

Desde a meia-noite deste sábado deflagraram 196 incêndios só em Portugal continental. No domingo foram 162 ocorrências de incendio florestal e hoje ( até ás 18h49) já ocorreram 143.

O que mais preocupou durante o dia de hoje, foi um incêndio ocorrido no concelho de Vinhais, na localidade de Montouto, que foi combatido por 5 bombeiros e 4 GIPS. O adjunto do C.B. de Vinhais foi o responsavel das operações, tendo o incendio queimado numa frente, povoamento florestal.

Estes são os dados avançados pela página da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O número nada habitual de incêndios dos últimos dias já levou o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, a confirmar que vai reunir-se com a Liga de Bombeiros Portugueses.

Sem comentários: