segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jaime Soares: “Calamidade Para o País”

Jaime Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses sobre vaga de incêndios florestais no Inverno.

Correio da Manhã – Como estão a responder os bombeiros a esta vaga de incêndios?

Jaime Soares – Dentro das suas limitações financeiras. Estes fogos são uma calamidade para o País e para as corporações que se debatem com grandes problemas financeiros.

– Mas o ministro da Administração Interna (MAI) disse que o Governo vai adiantar dinheiro a algumas corporações.

– O ministro vai simplesmente antecipar verbas que já são dos bombeiros. As corporações precisam é do dinheiro que estão a gastar com o combustível e compensações salariais aos homens que combatem os fogos.

– Porque é que isso não acontece?

– Porque a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) não accionou o alerta amarelo em algumas zonas do País, apesar do anormal número de fogos.

– Porque não o fez? Foi para poupar dinheiro?

– O porquê não sei. Ao não accionar o alerta amarelo, a ANPC foi irresponsável, e o MAI ficou sem sustentação legal para poder efectuar pagamentos extraordinários aos bombeiros. Tal como em 2011, em que a ANPC prolongou a Fase Charlie para Outubro, agora devia antecipar a Fase Bravo porque tem havido dias com mais de 300 fogos.
Fonte: CM

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que é porque os senhores da ANPC ainda são os mesmos que foram nomeados pelo anterior governo (colocados alguns ao serviço da necessidade de ganhar eleições a todo o custo que de competencia têm ZERO pelo menos na protecção civil) e quanto pior tudo isto correr, mais uteis eles se julgam e assim defendem o lugar, que se tivessem o minimo de etica já tinham colocado á disposição. A maxima é mais o menos está " agora não podemos nomear pessoas novas com ideias e energias novas porque esta a arder e ja não temos tempo"...
E melhor tudo fica se as atenções estiveram viradas para as reclamações e dificuldades dos Bombeiros... Assim na ANPC fica tudo igual... os mesmos de sempre com os seus saquinhos azuis e compadrios com todo os tipo de fornecedores ... e depois dizem que isto é democracia ... para mim é demagogia ....