sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Experiências ruins impactam mais a memória dos homens

A memória feminina é menos sensível que a masculina, ao menos quando se fala de situações negativas e envolvendo emoções exaltadas. Os homens, ao que tudo indica, guardam muito mais detalhes de momentos como esses.

De acordo com os pesquisadores, poucos estudos focaram nos diferentes impactos que determinados tipos de memórias podem causar nos indivíduos. “Ou seja, procuramos saber o quão emocionalmente provocativo ou repulsivo cada um acha uma determinada experiência”, explica Marc Lavoie, um dos autores da pesquisa realizada na Universidade de Montreal, no Canadá e publicada no periódico International Journal of Psychophysiology.

Os testes foram feitos com sequências de imagens que se repetiam após algum tempo. As mulheres tiveram muita dificuldade de identificar quando as imagens mais impactantes – envolvendo algum tipo de violência, situações irritantes ou de cunho sexual – já haviam sido mostradas. “Ao contrário, experiências tidas como mais positivas eram identificadas mais rapidamente”, diz Lavoie.

Os participantes também foram monitorados por aparelhos de eletroencefalografia, que mediam os níveis de atividades neuronais enquanto eles realizavam as experiências. “Os padrões são diferentes para os dois gêneros. Imagens positivas, por exemplo, ativaram o lado direito do cérebro das mulheres e o lado esquerdo no dos homens. Nas imagens mais impactantes negativamente foi exatamente o inverso”, dizem os autores.

Mudar o lado do processamento de uma informação no cérebro, é bom lembrar, não é algo banal. Isso significa que o processamento é realizado por mecanismos diferentes também. Mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que um dos dois gêneros é melhor ou pior processando as informações: são apenas diferentes. As descobertas, portanto, poderão ajudar outros pesquisadores a identificar melhores estratégias para lidar com problemas neuronais, transtornos mentais e mesmo a desenvolver fármacos ajustados de acordo com o gênero.
Fonte: O que eu tenho?

Sem comentários: