sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Seca já atinge com severidade aldeias da Covilhã e de Bragança

Bragança e a Covilhã são as duas cidades do país que mais estão a notar os efeitos da seca. As reservas de água para o abastecimento à população estão em níveis do Verão nas duas cidades, e os bombeiros já têm de levar água a algumas povoações.

A falta de chuva a que se tem assistido este ano não está só a prejudicar a agricultura, mas também a causar uma seca que já está a afectar as povoações, de acordo com o “Jornal de Notícias”.

O nível de armazenamento de água da maioria das barragens está já a baixar, e já há muitos municípios com graves problemas de abastecimento, como é o caso de Bragança e da Covilhã.

De acordo com o Instituto da Água (INAG), os armazenamentos das bacias hidrográficas apresentaram em Janeiro níveis inferiores às médias dos últimos anos, à excepção do Mondego, das ribeiras do Oeste, do Sado, da Mira e das ribeiras do Algarve.

Para combater a falta de água, a Câmara de Bragança já accionou os sistemas alternativos de abastecimento à cidade, aos quais normalmente só recorre em Junho.

A barragem da Serra Serrada, em Montesinho, que serve Bragança, está com a sua capacidade apenas a 86%, o que é grave dado que essa captação é reservada para os consumos de Verão.

“Se continuar sem chover vamos ter de recorrer à Serra Serrada mais cedo. Esta é a principal captação de Bragança que normalmente é poupada até ao máximo possível”, revelou Rui Caseiro, vice-presidente da Câmara de Bragança.

O autarca adiantou ainda que Bragança está em Fevereiro na mesma situação que estava no Verão de 2011. Os bombeiros já tiveram de abastecer os depósitos de algumas aldeias devido às suas nascentes já não terem água suficiente.

Apesar do problema da seca se estar a sentir mais a Norte, no centro do país a Covilhã também já está a ser vítima da falta de água. A Câmara da Covilhã já declarou que a situação de abastecimento da cidade “é dramática” e anunciou também a suspensão das regas.
Fonte:negociosonline

Sem comentários: