quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Funcionárias de Lar de Bragança salvam idoso

O insólito ocorreu esta noite, pelas 19h40 , na Fundação Betânea em Cabeça Boa, um lar que acolhe mais de 40 idosos, quando durante a hora de jantar um dos idosos que se encontra hospedado neste lar ficou engasgado.

A obstrução total da via aérea, com alimento provocou de imediato uma reacção de aflição e asfixia no idoso.

Rapidamente as funcionárias e uma enfermeira em permanência neste lar iniciaram manobras de desobstrução, com pancadas nas costas e manobras de Heimlich.

Um bocado de carne com cerca de 10 cm de diâmetro acabou por ser retirado da garganta do utente antes de ele entrar em asfixia completa. Para esta ocorrência foram mobilizados os Bombeiros de Bragança com uma ambulância INEM e a VMER de Bragança, mas que não chegaram a actuar.

Graças á formação interna que as funcionárias receberam, em pequenos cursos de formação, também ministrados pelos Bombeiros de Bragança, o termo "pequenas manobras que salvam vidas" nunca foi tão bem aplicado.

Neste caso é de louvar a atitude das funcionárias e da instituição que investiu na formação dos seus funcionários.

7 comentários:

Patrícia Antão disse...

Antes de mais queria felicitar a administração do Blog, pois foi notória a falta que fez a actualização do mesmo.

Vi aqui diversas vezes críticas não construtivas, muito menos válidas sem qualquer tipo de fundamento, e seja qual tivesse sido a razão desta “pausa” houve uma reivindicação da verdadeira população que já não vive sem este grande Blog.

Parabéns e obrigada por terem voltado, pois os dias não eram já os mesmos, sem a habitual visita a este espaço que faz parte de todos os que têm paixão não só pelos Bombeiros e Saúde, mas actualidades que muitas vezes tinha conhecimento apenas a partir daqui.

Força… sem dúvida que virão ai novos e habituais excelentes resultados.

-Uma visitante assídua, contente pelo regresso.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Os funcionarios presentes no turno: Aux. Magda, Aj de cozinha Guilhermina, Ajudante Alice , Ajudante Manuela e Ajudante Eurico fizeram um trabalho louvavel!
Graças a eles o utente está em prefeito estado de saude sem nunhuma lesão!

Sem eles nada teria sido feito, sozinha nunca teria conseguido! Obrigado! Fizeram todos um trabalho fantastico!

A familia prontamente esteve no local e tambem agradeceu e reconheceu que se estivesse em casa este episodio teria terminado de uma maneira mais lamentavel!

Os Bombeiros e a VMER (como sempre!) prestaram um serviço pronto e indispensavel! Neste episodio o Sr.M nao nencessitou de ir à urgencia, foi observado no local pela equipa da VMER e pelos BVB e nao apresentava nenhuma lesao! Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda e resposta imediata!


Mais uma vez obrigado a todos, sozinha,nunca teria conseguido um fim feliz! obrigado

Anónimo disse...

Muitos Parabéns a toda a equipa que agiu rapida e eficazmente.. COntinuem a prestar bons serviços..
Paula

Anónimo disse...

parabéns às funcionárias.

Anónimo disse...

Parabéns pelo acto, mas seria no mínimo incomodo um utente perder a vida numa instituição dita de Saúde, por uma causa tão simples de resolver. As pessoas limitaram-se a cumprir o seu trabalho, mas na verdade houve negligência da parte de alguém para ocorrer uma situação destas.

Unknown disse...

Faço parte desta equipa e não posso deixar de me sentir orgulhoso pela rápida intervenção e sucesso no cuidado prestado a este nosso utente. Bem hajam!