sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Maioria das chamadas de emergência são falsas

Mais de 80 por cento das chamadas de emergência no distrito de Bragança são falsas.

O Governador Civil do distrito assumiu esta manhã que ainda há muita gente que liga para o 112 por brincadeira, ocupando meios que podem ser precisos em verdadeiras situações de emergência.

“Isto é dramático” considera Jorge Gomes. “As pessoas têm de perceber que quando isto acontece estamos a dispersar meios, a desviar atenções, a entupir linhas e pode aparecer um caso que é de facto de emergência e não consegue entrar no sistema porque está tudo interrompido” explica. Por isso apela “ao bom senso das pessoas e que percebam que o 112 existe para ajudar”.

Jorge Gomes falava à margem das comemorações do Dia Europeu do 112, que hoje se assinala.
Em toda a Europa já 27 países aderiram a este número de emergência, sem custos.

Mas 20 anos depois da sua criação, três em cada quatro cidadãos europeus ainda não sabem do que se trata.

Esta manhã, na praça Cavaleiro Ferreira, em Bragança, onde decorreram as comemorações, vários estudantes mostravam-se informados e interessados.

“Conheço, caso haja alguma emergência devemos ligar para esse número” afirma Francisco Rio. Já Simão Baptista salienta “o facto de ser uma linha gratuita é uma vantagem”.

Em Bragança, os mais velhos ainda conservam o hábito de ligar directamente para o quartel.

“São poucos os casos mas ainda há quem ligue directamente para os bombeiros sobretudo pessoas com mais idade porque antigamente não havia a linha” explica Paulo Ferro, dos bombeiros de Bragança, acrescentando que ao ligar para 112 “o CODU faz uma triagem melhor e sã accionados os meios mais indicados para aquele tipo de situação”.
Paralelamente às comemorações do dia Europeu do 112, a Cruz Vermelha juntou alunos de várias escolas num cordão humano, chamando a atenção para o ano europeu do voluntariado, que se assinala em 2011.

Escrito por Brigantia

1 comentário:

Anónimo disse...

Então mas hipoteca-se o socorro á população, para mostrar a principal ambulancia de socorro da cidade de Bragança aos meninos???

Algo esta mal...
Algo vai mal...