sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia Europeu do 112

A Comissão Europeia assinala hoje o "Dia do 112" com uma série de iniciativas que visam sensibilizar os cidadãos europeus para a existência de um número de emergência único, válido em todo o território da União Europeia. O executivo comunitário elegeu a data de 11 de Fevereiro como o "Dia do 112" (por se tratar do dia 11/2), para, todos os anos, prosseguir os esforços de divulgação do número de emergência europeu, pois muitos europeus desconhecem que, desde Dezembro de 2008, podem e devem ligar para este número, onde quer que se encontrem no espaço comunitário, para entrar em contacto com os serviços de emergência.

O número europeu de emergência - 112 - é comum a várias situações, como por exemplo, assalto, roubo, incêndio, etc., e é atendido em primeira linha por uma central de emergência da PSP. Com efeito, ao ligar o nº. 112 de qualquer ponto do País, o “utente de imediato entra em contacto com a central de emergência da área respectiva na pessoa de um agente das forças de segurança (PSP ou GNR), o qual dispõe de formação técnica necessária para dar seguimento às acções que deve desenvolver, por forma a mobilizar o auxílio que lhe é solicitado”.

Deste modo, apenas quando a situação que originou a chamada diz respeito à saúde, o referido agente das forças de segurança reencaminha a chamada para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. Ou seja, não são os elementos do INEM que efectuam o atendimento das chamadas do 112, mas apenas numa segunda fase, nas situações que tenham a ver com a saúde.

Sem comentários: