terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bombeiros "conhecem bem fenómeno dos idosos abandonados”


Liga de Bombeiros Portugueses esteve reunida com Governo para analisar transporte de doentes e vai entregar ao Ministério da Saúde um regulamento com as especificidades do seu serviço de transporte de doentes.

Os bombeiros querem dividir a factura do transporte de doentes idosos com o Ministério da Solidariedade Social.

No final de uma reunião com Óscar Gaspar, secretário de Estado da Saúde, Duarte Caldeira, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, referiu que a emergência social não é um problema exclusivo do Ministério da Saúde.

“Hoje existe um fenómeno que está visível na sociedade, mas que nós conhecemos há muito tempo, que é o fenómeno do abandono do idoso, o fenómeno dos idosos que morrem sozinhos, o fenómeno dos idosos que têm dificuldade nos acessos aos cuidados de saúde. Esta é uma realidade do país profundo que nós conhecemos e para a qual começa a estar evidente: não há resposta para este público-alvo da população. Evidentemente, também consideramos que não é legítimo exigir ao Ministério da Saúde que seja este Ministério a responder a essa realidade”, disse.

Na reunião com o secretário de Estado Óscar Gaspar, ficou decidido dar aos bombeiros uma semana para apresentar uma proposta de regulamento de transporte de doentes. É um retomar das negociações, mas com os mesmos pontos em agenda.

“O nosso objectivo é ver garantidas duas questões essenciais: que todos os cidadãos que tenham necessidade do transporte a ele tenham acesso; que seja salvaguardada a especificidade do operador 'bombeiros' relativamente aos demais operadores, dada a nossa natureza social, que não actua para gerar lucros”, refere.

Duarte Caldeira vai apresentar a proposta de regulamento no congresso de sábado e promete ser "inflexível".
Fonte Destakes/Bombeiros

Sem comentários: