terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Governo decide manter apoio às Equipas de Intervenção Permanente




As associações humanitárias de bombeiros vão manter por mais três anos as suas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), depois de o Governo considerar o modelo adequado, em portaria publicada hoje no Diário da República.

As EIP resultam da congregação de esforços entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), as câmaras municipais e as associações humanitárias de bombeiros.

Cada equipa é composta por cinco bombeiros e tem como principal missão o combate a incêndios e o socorro às populações em casos de acidentes e catástrofes.

As EIP visam assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente nos casos de combate a incêndios florestais, em caso de fogos, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, e ainda no auxílio a náufragos.

Segundo a portaria, “decorridos três anos (…) é necessário consolidar o modelo, que se relevou adequado, garantindo prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”.

Assim, o Governo mantém o apoio às EIP “nos municípios em que se justifique, associando a sua existência e continuidade às necessidades do serviço operacional”.

Foto: Filipe Oitavem
Fonte: Destak/Lusa

Sem comentários: