quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Viver num lar com os serviços de um hotel

Os idosos da Obra Social Padre Miguel (OSPM), uma instituição particular de solidariedade social de Bragança, vivem num lar da terceira idade, que mais parece um hotel.

Quando se entra na grande casa, onde diariamente estão centenas de pessoas entre utentes e funcionários, não saltam à vista os aspectos associados aos lares de idosos, onde muitos estão apáticos e de olhar perdido no vazio. Ali há vida.

Além de existir um regime aberto que permite aos utentes sair sem restrições, sempre que as condições físicas e psíquicas o permitem, dispõe de um complexo desportivo, com piscina, aulas de hidroginástica e hidrotereparia, bem como ginástica de manutenção. O espaço ajardinado nas traseiras, com um lago, permite desfrutar das virtudes do ar livre.

Nos dias invernosos, uma biblioteca bem recheada, cujos livros foram oferecidos pelo professor Hirondino da Paixão, é um convite à leitura. Em breve vai abrir a fisioterapia. A oferta para a ocupação do tempo é vasta, com ateliês e oficinas. Os seniores podem estar entretidos durante todo o dia se o desejarem. Já são famosos os bailes de terça-feira. A instituição é aberta à comunidade. Não há horários para as visitas.

Os familiares podem entrar quando desejam e participar na vida diária dos utentes. "Se calhar estamos a dar um passo para mudar a terminologia e o conceito de lar", referiu Vera Afonso, directora-geral da IPSS. O que baliza a participação ou não nas acções promovidas é o interesse dos clientes. "Alguns inibem-se porque nunca fizeram, tentamos motivá-los", acrescentou.

Nova sede tem dois edifícios

A instituição tem como missão apoiar os brigantinos em vários aspectos, desde as pessoas com dificuldades económicas, idosos sem retaguarda familiar, dando também uma resposta na guarda de crianças em idade pré-escolar. Há um ano e meio foi inaugurada a nova sede, um grande equipamento constituído por dois edifícios. Num está instalado o lar social, para seniores com menos rendimentos, no outro existem 39 suites, para arrendar, pelos que dispõem de mais meios económicos. Trata-se de uma ideia nova em Bragança, à qual 22 pessoas já aderiram e mais cinco estão em vias de o fazer. Nesta valência sobressai ainda mais o conceito de hotel. "Os interessados estão a compreender que não deixam de ter a sua privacidade, mas passam a ter um serviço que não dispõem em casa. Aqui têm serviço de enfermagem permanente e se precisarem de um chá durante a noite basta tocar a campainha", referiu Vera Afonso.

A OSPM é actualmente um pilar importante na solidariedade do concelho de Bragança, foi criada com o intuito de atender à população carenciada da cidade, através da oferta de cabazes de alimentos, mas acabou por alargar o seu âmbito para acorrer às necessidades com que se deparava diariamente. " Não faz falta apoio só para a população carenciada, há idosos sem retaguarda familiar e famílias que não podem tratar dos seus idosos", justificou a responsável.
Fonte: JN

Sem comentários: