quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bombeiros em risco de entrar em falência, alerta a ANMP


Dezenas de associações humanitárias de bombeiros portuguesas estão em risco de entrar em falência técnica, devido às restrições orçamentais impostas às autarquias, disse um representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Segundo Jaime Mata Soares, representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a Protecção Civil, os bombeiros e os municípios portugueses atravessam "grandes dificuldades" e, em caso de corte de apoios das autarquias, dezenas de instituições podem encerrar.

"Se não houver um entendimento muito concreto em relação às competências, aos apoios e à contratualização entre o poder central e o poder local, eu não vejo o futuro muito risonho. Pode muito bem levar à falência técnica e de seguida ao encerramento de muitos corpos de bombeiros", disse o autarca à agência Lusa.

Jaime Mata Soares, também presidente da câmara de Vila Nova de Poiares, adiantou que "há muitos municípios" que estão a fazer cortes "acentuados" a todos os níveis, incluindo "os apoios às associações de bombeiros".

O responsável acredita que estas "tremendas dificuldades" podem pôr ainda em causa a prevenção e actuação dos bombeiros no próximo Verão.
Fonte Jornal de Notícias

Sem comentários: