sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bombeiros compraram carro limpa-neve com maior capacidade de limpeza e armazenamento de sal

Os Bombeiros de Macedo de Cavaleiros adquiriram um novo carro limpa-neve para suprimir a carência de meios que os invernos dos últimos anos tornaram evidentes em períodos de queda de neve ou de formação de gelo. A viatura, em segunda mão, foi comprada no final do ano, na Alemanha, por 60 mil euros (incluindo os custos com a legalização) e tem capacidade superior à do equipamento existente, não só no aspecto de limpeza de neve, mas também de armazenamento e espalhamento de sal. Já foi posta à prova e, garantem os bombeiros, os resultados são positivos.

O comandante do Bombeiros de Macedo de Cavaleiros, João Carlos Venceslau, há muito que chegara à conclusão de que “havia necessidade de evoluir para outro tipo de veículo” de limpeza de estradas em períodos de queda de neve ou de formação de gelo. O carro limpa-neve que existia, além de pequeno, já era insuficiente para responder, não só às necessidades do concelho, onde há aldeias da zona da serra de Nogueira, ou mesmo da de Bornes, que, quando neva muito, ficam isoladas, mas também às do distrito, onde os meios de limpeza de neve também não abundam.

Agora, com a viatura comprada na Alemanha, a resposta melhorou muito, como foi possível observar aquando das últimas nevadas, tendo o veículo sido já utilizado no IP2 e IP4, no IC5 e nas várias estradas nacionais e municipais do concelho e nalgumas de fora do concelho.

Segundo João Venceslau, o novo carro dispõe de duas lâminas, uma frontal e outra lateral, que podem retirar a neve das estradas simultaneamente. A primeira tem poder de limpeza até cinco metros de largura e a segunda até três metros e 60 centímetros. Este é o único equipamento com estas características na região. O máximo de capacidade das lâminas dos demais veículos limpa-neve que operam na região não ultrapassa os quatro metros de largura. Só que, com a redução da largura das faixas de rodagem, o novo equipamento teve dificuldade em operar nos locais onde decorrem as obras relativas à construção da futura A4. Dispondo de capacidade para transportar seis metros cúbicos de sal, o veículo recentemente adquirido pelos Bombeiros de Macedo aumentou significativamente o seu poder de intervenção, em termos de quilometragem, nas estradas mais sujeitas à formação de gelo.

Os carros limpa-neve intervêm sobretudo por indicação do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) ou da Autoridade Nacional de Protecção Civil, mas a sua acção pode também ser desencadeada por solicitação pelas brigadas de Trânsito da Guarda Nacional Republicana (GNR), das Estradas de Portugal ou das próprias concessionárias das estradas, ou ainda da própria Câmara Municipal.

Por: João Branco

Aqui ficam as primeiras do Limpa Neves em Acção.

Sem comentários: