quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CUIDADOS ESPECIAIS COM OS IDOSOS NO INVERNO

A temperatura começa a baixar e alguns problemas de saúde costumam surgir em idosos. Isso devido o funcionamento do organismo, já que difere bastante de uma pessoa adulta de 35 anos. Em geral os problemas desta época do ano são respiratórios, renite, sinusite, bronquite, pneumonia entre outras.

A gripe é bastante comum, uma condição com um teor muito alto de contágio. Em idosos a gripe pode ser um problema bastante sério, levando até mesmo a morte, pois essa pode evoluir para uma bronquite, broncopneumonia, encefalite, pneumonia entre outras. Os sintomas mais aparentes são tosse, seca, febre alta, cansaço, redução do apetite, dores generalizadas, o que deixa o paciente acamado, levando a patologias secundárias.

Bronquites crônicas, enfisema pulmonar, são consequências do fumo, porém no inverno, apresenta-se uma considerável piora durante esta estação fria, geralmente levando o doente ao hospital. Essas doenças apresentam sintomas clássicos como: falta de ar, tosse crônica, cansaço físico e repetidas infecções.

No entanto a melhor maneira de cuidar ainda é a prevenção. Mas é imprescindível que se tome alguns cuidados para que a saúde do idoso não fique fragilizada. Por isso é importante:

- Evitar ficar em aglomerações de pessoas, e contacto com pessoas infectadas pelo vírus da gripe;

- Evitar ambientes que sejam considerados poluídos e com fumo.

- Manter as mãos sempre limpas para evitar contaminações.

- Beber muita água/chás para hidratar o corpo.

- Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes.

- Praticar exercícios físicos para ajudar a manter o corpo forte e com o sistema imunológico forte, evitando gripes e resfriados.

- Manter as vias aéreas (nariz) livre de secreção, procure usar lenços descartáveis.

- Manter a casa bastante arejada para que o vírus não fique concentrado dentro da casa.

- Quando surgirem os primeiros sintomas, procure uma unidade de saúde, para que o problema não se agrave.

- Não realize a automedicação, algumas substâncias contidas nos remédios para gripe podem desencadear uma crise de hipertensão.

Sendo assim não deixe se seguir essas dicas que beneficiam a saúde. Qualquer que seja a dúvida procure um medico de sua confiança.

Sem comentários: