quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Protecção Civil É Um Estado Dentro Do Estado"

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, afirmou hoje, em comissão parlamentar, que a Autoridade Nacional de Proteção Civil “é um Estado dentro de um Estado”.

A propósito dos incêndios do verão no Algarve, Jaime Soares criticou perante os deputados da comissão parlamentar de Agricultura a estrutura da proteção civil e defendeu modificações.

“A Autoridade Nacional de Protecção Civil é um Estado dentro de um Estado”, criticou o dirigente, que já tinha defendido que a esta entidade devia caber a "coordenação e não o comandamento" do combate às chamas.

Jaime Soares indicou que na sua “opinião o MAI [Ministério da Administração Interna] deve colocar mais pessoas mais capazes e competentes”.

O dirigente concordou que as alterações não deviam ter sido feitas no verão, mas acrescentou haver muitas vozes a defender alterações na estrutura.

“O propósito da Liga não é protagonismo, é de criar diálogo”, garantiu.

Sobre o incêndio do Algarve, o responsável afirmou que o alarme foi dado atempadamente, mas a “coordenação falhou redondamente nas primeiras 42 horas”.

Para Jaime Soares “não está tudo errado na Protecção Civil”, porém, o fogo em Tavira “mostrou por A mais B” que houve falhas.

“A Liga dos Bombeiros Portugueses não pede a cabeça ninguém. A liga com o seu trabalho (um relatório sobre o fogo) que a Autoridade Nacional de Protecção Civil tivesse tido o sentido de responsabilidade para sentar todos à mesa e apurar onde as coisas falharam para não voltarem a falhar”, argumentou.

Em relação à prevenção de incêndios, Jaime Soares, disse que “está tudo mal” e que "os fogos evitam-se”.

Fonte. RegiaoSul

Sem comentários: