quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Previsão Meteoiberia.com- PREVISÃO SAZONAL - INVERNO 2012/2013- ALGO FRIO E TEMPESTUOSO - UM INVERNO À ANTIGA


PREVISÃO INVERNO 2012/13


Bem com a proximidade de chegada do Inverno climático, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.

Nesta primeira abordagem na previsão para o Inverno, tudo indica que em geral poderá ser um Inverno algo
Frio e Tempestuoso, considerando mais a precipitação em depressões Cavadas, que a caírem poderá ser muitas vezes em forma Neve, nas regiões habituais, tanto no início como para a sua recta Final de uma forma substancial. Todavia, Tempestuoso, não significa só muita precipitação, porque teremos probabilidades de inúmeros dias com Vento e Mar alteroso e que poderão ser mais conotado com períodos de tempo severo, de fluxos Atlânticos pelo decorrer mais na 1ª metade da estação e Meridionais na 2ª.
Assim, deixo aqui exemplo de anos as quais espero que sejam análogos, pelo que poderá levar a uma estação semelhante a 1995/96 ou 1955/56?
Dezembro de 1955
Janeiro de 1996
 

Espero uma primeira metade do Inverno mais instável do que a segunda, embora já temos a expectativa para um Fevereiro mais Calmo(se assim poderemos apelidar) e frio, mas com um Janeiro endiabrado e um Dezembro Tempestuoso, e poderá bem sê-lo?!
As temperaturas situar-se-ão na média ou ligeiramente abaixo da média (-0.5ºC a -0.8ºC) e precipitação na média acima da média (50 a 70% probabilidade), muito por causa das situações extremas que poderão abundar nesta estação e com elevado risco de existirem inundações nos locais habituais e não só...
 Penso que o “pico” deste Inverno seja entre inícios de Dezembro e a 3ª semana de Janeiro, isto em termos de precipitação, ventos e estado do mar. Quanto às situações de neve, penso que será bem diferente dos últimos 2 anos mas, poderemos de ter em conta o início de Dezembro, com eventuais bons episódios de Aguaceiros “Invernosos” e que poderão ser em quantidades muito significativas, nas cotas acima 800m/1000m, quem sabe até Janeiro, tornando o Fevereiro num mês particularmente interessante mas, mais calmo que os anteriores, com possibilidade de bloqueio do Atlântico na altura certa.
 
Dezembro 2012
Neste mês espero que seja tempestuoso, com uma precipitação acima da média (50% probabilidade), ao passo que, as temperaturas poderão ser abaixo da média (>-0.5ºC e <-0 .75=".75" a="a" algumas="algumas" apesar="apesar" baixa.="baixa." de="de" m="m" neste="neste" o="o" poder="poder" previs="previs" que="que" s="s" seja="seja" span="span" surpreender="surpreender" surpresas="surpresas">
Gostava de ressalvar que se em Dezembro, o Anticiclone irá oscilar muito de posição, o que, poderá levar a flutuações do “Jet stream”, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico para o fim do mês, permitindo assim um acréscimo da severidade da instabilidade.
 
1ª Quinzena
Neste início do mês espero uma alguma instabilidade com carácter convectivo, com um fluxo Meridional de Norte, podendo provocar alguma frescura e humidade, com possibilidade de Neve nas Terras altas em especial a Norte.
Ao entrarmos na 2ª Semana, iremos assistir no continente a um período de inversões térmicas, onde o acentuado arrefecimento nocturno se fará sentir, sobretudo a norte do território, com a eventual passagem de um núcleo de Altas pressões.
 
2ª Quinzena
Na 3ª semana de Dezembro irão prevalecer períodos de grande instabilidade afectando todo o território, mais de ordem frontal, arriscando numa situação extrema para o fim desta semana com uma alteração do padrão.
Para a 4ª semana, existe a possibilidade de inundações locais devido à eventual passagem de sistemas baixas pressões, que poderão fazer com que o Ant. dos Açores se desloque para SW, deixando caminho livre para um “Storm track” zonal.
           
Janeiro 2013
Neste mês, prevejo instabilidade generalizada até quase à sua recta final, devido a fluxos Cavados ou Despegados. A precipitação poderá bem ficar acima da média (50% probabilidade), ao passo que, as temperaturas poderão ficar na média ou ligeiramente abaixo da média (+0.0ºC e -0.75ºC), isto por causa de que na 2ª metade do mês aguardo alguma frescura e predominância anticiclónica para o final.
1ª Quinzena
Para a 1ª semana, existe a possibilidade de inundações locais devido à eventual passagem sucessiva de sistemas depressionários, que poderão fazer com que o Ant. dos Açores se desloque para SW, deixando caminho livre para um “Storm track” zonal.
Na 2ª semana um fluxo de NW, trazendo consigo eventuais frentes frias e com o Anticiclone a SW encostado ás mesmas com possibilidade de provocar Instabilidade generalizada.

2ª Quinzena

Para a 3ª semana, existe uma fase de transição de um Fluxo SW, embora ainda presente alguma isntabilidade, para um fluxo de Leste, mais seco e frio, influenciado por um anticiclone dos Açores se desloque em crista até à Europa central e/ou com eventual link a uma Alta pressão Continental.
Espero para a 4ª semana a continuação do padrão anterior, podendo mesmo, existir uma melhoria, quando comparado com a 1ª quinzena, terminando o mês com bons estados de tempo.

Fevereiro 2013

Neste mês existem grandes probabilidades de ser um mês com grande Variabilidade Atmosférica, onde espero que a precipitação possa ficar na média (70% probabilidades) e com temperaturas perto da média (+/-0.5ºC), salvo para a 2ª metade do mês. Existem ainda, fortes possibilidades de uma prevalência de um jet fraco o que poderá influenciar este mês bastante interessante em termos Convectivos. Assim poderá permitir, alguns episódios chuvosos e, caso se venham a sentir, poderão ser em forma de neve com algumas acumulações significativas para as terras altas durante esses eventos.

1ª Quinzena

Na 1ªsemana, uma situação de transição para alguma instabilidade, embora com fraca actividade inicial
No começo da 2ª semana poderá existir a possibilidade  de ser-mos afectados por depressões com potencial tal, que poderão provocar alguma queda de neve paras as terras altas, mais por uma possível influência de uma incursão de Noroeste, mas sempre com o referido núcleo de altas pressões por perto.

2ª Quinzena

Durante a 3ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade (convectiva), com a alteração de padrão de influência à medida que se chega à 4ª semana, pelo que aqui as temperaturas irão situar-se abaixo da média, com probabilidade de sermos afectados por uma situação de frio severo.
 
Resumindo, um Inverno Frio e Tempestuoso, com a excepção de uma ou outra semana, onde espero uma transição de severidade para Anticiclónico. Infelizmente espero que, um ou outro evento poderá deixar marcas e notícias não só para de Dezembro e até meados de Janeiro, espero que sem vitimas ou grandes prejuízos materiais, mas também nas situações de neve e frio..
Existem ainda grandes probabilidades de um elevado número de dias com trovoada, podendo ser marcado por considerável precipitação convectiva.


Porto, 20 de Novembro de 2012

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, MJO, PNA, etc. Além de outros dados.
 
Bem haja.
Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012
 Nota de análise das Teleconexões:
A situação nesta altura do ano está muito interessante, com várias teleconexões, existindo boas indicações, como o ENSO na região 3.4 que neste momento está Neutral, portanto um Evento Neutral, mas com tendência para uma La Niña para o Final da estação.
Isto poderá ajudar a um final de Inverno fresco, depois neste momento é uma incógnita, já que metade dos membros, estão opostos à outra metade nas suas previsões.
Entre outras variáveis de analisar, destaco a actividade solar (nº su de sunspots cuja relação mais conhecida é o enfraquecimento do Jet Stream), um PDO eventualmente Negativa (fase fria) e que favorece muito, Depois, poderemos ter um PNA predominantemente Negativo e uma Oscilação eventualmente negativa da NAO, que em conjunto poderão influenciar a ciclogénese no meio do Atlântico mais para a 1ª metade da estação, além de que estaremos numa fase positiva de transição do QBO.
Muito  interessantes sem dúvida, mais 3            semanas e já teremos mais que dizer acerca deste período climático, que ainda falta vir...
Relação histórica de eventos La Niña/El Niño
 

Sem comentários: