quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AMBULÂNCIA COM 17 ANOS DE SERVIÇO E MUITOS KM’S

Actualmente é a única ambulância de socorro com que os Bombeiros de Izeda podem contar para socorrer a população. É uma ambulância do ano de 1995, ou seja, com 17 anos de serviço e muitos quilómetros percorridos. A uma situação já se vem a arrastar há cerca de três meses, quando a ambulância destinada ao serviço de “INEM” (emergência pré-hospitalar) teve uma avaria grave que ainda não está resolvida e podendo mesmo não se conseguir resolver, salientando também que esta ambulância é do ano de 2001 e possui ainda mais quilómetros da que actualmente está destinada ao serviço de “INEM”(emergência pré-hospitalar).

No dia 17 do corrente mês uma outra ambulância deste Corpo de Bombeiros (CB), usada para o serviço de “INEM”, durante uma ocorrência, teve uma avaria grave e foi mesmo necessária a intervenção de outra ambulância dos bombeiros de Bragança para que o doente pudesse dar entrada na urgência do hospital. Também neste caso ainda não se conseguiu resolver a avaria, não só pela complexidade da mesma, mas também por razões económicas.

Têm-se registado várias recusas por parte deste CB para prestar socorro a vítimas quando solicitado pelo CODU/INEM e também por populares. Provas disso são as vezes que Corpos de Bombeiros vizinhos efectuaram serviços na área de actuação dos Bombeiros de Izeda e na vila de Izeda inclusive.

O comando deste CB já alertou o INEM, na pessoa do Sr. presidente, ao qual até ao momento ainda simplesmente não foi obtida qualquer resposta.
 
Segundo estatísticas do INEM o CB de Izeda foi accionado no ano de 2011, por 296 vezes, tem uma média de accionamentos de 0.8222 por dia. De realçar que o CB de Izeda é posto de reserva INEM. Com a nova legislação o INEM é obrigado a constituir no mínimo um posto PEM por concelho. No caso do distrito de Bragança, que foi o pioneiro a nível nacional, devemos comparar alguns concelhos relativamente os accionamentos e os meios e equipamentos disponíveis.
 
CB Alfândega da Fé, posto PEM, com 305 accionamentos em 2011, possui duas ambulâncias cedidas pelo INEM.
 
CB Carrazeda de Ansiães, posto PEM, com 457 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Freixo de Espada à Cinta, posto PEM, com 159 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Miranda do Douro, posto PEM, com 96 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Torre de Moncorvo, posto PEM, com 140 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Mogadouro, posto Reserva, com 452 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
CB Vimioso, posto PEM, com 316 accionamentos em 2011, possui uma ambulância cedida pelo INEM.
 
Chega-se facilmente à conclusão de que a média de saída do CB de Izeda, não foge muito dos CB’s que actualmente passaram a PEM, alguns ainda com bastantes menos saídas.
 
Para reflexão:
Embora o CB de Izeda pertença ao concelho de Bragança, onde existem PEM’s no CB de Bragança e VMER, não devem ser descoradas as populações do sul do concelho de Bragança, do norte do concelho de Macedo de Cavaleiros e também algumas aldeias do concelho de Vimioso, que são socorridas pelo CB de Izeda.

Fonte:B.V.Izeda

Sem comentários: