domingo, 25 de novembro de 2012

Previsão Meteoiberia.com- Aviso Não Oficial - Inverno Entra em Força - Chuvas e Vento Fortes (FDS 24 e 25) para depois de 26 vir o Frio com muito Desnorte...

Na próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente) e na qual entramos no Inverno Climático (01 Dezembro), iremos assistir a uma mudança no padrão atmosférico para um INVERNO a sério e diferente dos últimos anos como indicado na previsão de Inverno 2012/1 e irá entrar na altura certa climática, ou seja poderá bem ser uma amostra do que prevejo que possa vir a afectar-nos nesta estação.
Assim, a pressão irá fluir para Norte e injectando a corrente de jacto mais a Sul, mas desta feita com Frio de Norte e posteriormente de NE, mas com a continuação de fluxos de Oeste e Noroeste afectar severamente os arquipélagos dos Açores, da Madeira e o Continente, onde poderão surgir problemas com a precipitação a partir do FDS, neste caso Domingo, aqui portanto, um risco elevado de inundações dadas as características orográficas, de ocupação dos solos e saturação dos mesmos a quase em todo território nacional.
Depois, logo no início da semana virá o frio, que será por vezes seco,  outras vezes húmido e ventoso, não esquecendo a possibilidade de queda de Neve, acima dos 900m em diferentes dias, inclusive poderá ser a cotas mais baixas, digamos 700m num ou outro dia se existir precipitação.
A Europa irá assistir a uma vaga de frio assinalável, em especial a Europa do Norte e Central.
De assinalar, a partir da próxima semana descida das temperaturas para níveis abaixo da época, e consequente desagradável sensação térmica de frio (Windchill), assim como a possibilidade de neve nas terras altas do Norte e Centro, passando por trovoadas e aguaceiros por vezes intensos, e humidade elevada neste a começar neste FDS (24/25).
Resumindo, tempo verdadeiramente Invernal neste período e que poderá entrar por Dezembro a dentro, fazendo lembrar aquela frase popular antiga – “Nove meses de Inverno e três de Inferno”.
_____________________________________________________________________________________
 
Dia 23  – 6ª feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado e onde existem condições favoráveis para ocorrência de períodos de chuva, para a noite no Minho e Douro Litoral. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
06 a  14ºC  13 a 19ºC
Vento Forte de Sudoeste (40 a 60 km\h, soprando com rajadas até 80km/h no Litoral Oeste e terras altas a partir da tarde)
 


Dia 24 – Sábado-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de períodos de chuva, por vezes intensos, em especial no Centro.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 12ºC   1 a 19ºC
Vento forte a moderado de Sul (40 a 60 km\h, soprando com rajadas entre 70 a 80km/h no Litoral Oeste e terras altas, até início da manhã, enfraquecendo e rodando para NW)
 

Dia 25 - Domingo-

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Norte e Centro até início da noite.
Espera-se ainda uma descida das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte. 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC   10 a 17ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 

Dia 26 – 2ª Feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos a Norte do Douro e que poderão ser de neve acima dos 1100m, mas que poderão ser persistentes no Sul. Espera-se ainda uma descida das acentuada das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte.
 
 
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC   08 a 15ºC
Vento Moderado Norte (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 
Dia 27 – 3ª Feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, no entanto, poderá ficar temporariamente nublado a Norte do Douro, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos e escassos mas, que poderão ser de neve acima dos 900m.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2  a 07ºC   07 a 14ºC
Vento Moderado Norte (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 

Dia 28 – 4ª Feira-
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, no entanto poderão existir períodos de mais nebulosidade a Norte do Douro. Também existem condições favoráveis à formação de geadas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3  a 07ºC   07 a 14ºC
Vento fraco Norte (<20 com="com" de="de" forte="forte" frio="frio" h="h" km="km" o="o" rmica="rmica" sensa="sensa" span="span" t="t" uma="uma">
 

Dia 29 – 5ª Feira

- Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, mas aumentando de nebulosidade a partir da tarde, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de períodos de chuva para o início da noite, em especial a Norte do sistema montanhoso Montejunto-estrela e que poderão ser de neve acima dos 1400m. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas máximas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC   10  a 16ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 
Dia 30 – 6ª feira-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, em especial a Norte/Centro e que poderão ser de neve acima dos 1100m, mas descendo cota para os 800m. Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
 -2 a 07ºC   09  a 14ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
Dia 01 – Sábado-Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, além da possibilidade de queda de neve acima dos 900m, em especial no Norte e Centro.
Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas, em especial no Interior Norte e Centro.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 07ºC   08 a 12ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)
 

Dia 02 - Domingo-
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, além da possibilidade de queda de neve acima dos 700m nas regiões do Norte e Centro.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 06ºC   04 a 10ºC
Vento moderado de Noroeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h)
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.
Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: