domingo, 25 de novembro de 2012

Episódio de Frio, Vento, Chuva e Neve


Informação elaborada a 25 de Novembro de 2012
 
A partir de segunda feira, irá estabelecer-se sobre a Península ibérica um fluxo de ar polar que dará lugar a ventos de quadrante norte, carregados de humidade, com um notável abaixamento de temperaturas, que provocará um episódio de frio, chuva e neve sobre amplas zonas da area peninsular, em contraste com os passados dias.

Por isso esperam-se ventos moderados a fortes em zonas altas da Península durante terça-feira, dia 27. A partir de quarta, 28, o vento soprará muito forte e persistentemente em zonas do quadrante Nororiental, mantendo-se a situação provável até às ultimas horas de quinta-feira, 29.
A descida de temperaturas começará já esta segunda feira, 26, chegando a ser moderada na metade nororeste peninsular. Na terça-feira, 27, espera-se um ou outro abaixamento de temperaturas, moderado a notável em toda a peninsula e provávelmente nas ilhas. A sensação termica será ainda mais fria, devido aos fortes ventos. O resto da semana e seguinte fim-de-semana não se esperam súbidas, senão mesmo, até ligeiras descidas de temperaturas locais, de modo a que as temperaturas se manterão dentro dos valores climatologicos próprios da época em que estamos ou ligeiramente inferiores.
 
De segunda a quinta, esperam-se precipitações no terço norte da Península, onde se puderão acumular quantidades de neve consideráveis em algumas zonas.
 
Também não se descartam precipitações em forma de neve, em menor quantidade, em zonas onde houver precipitação, como no sistema central e zonas altas do terço peninsular mais a sul. Espera-se que a cota de neve desça gradualmente a  partir de segunda feira, baixando até aos 700m a partir de terça e no centro e noroeste peninsular, e os 900m a este e sul. Durante quarta e quinta, irá manter-se entre os  600m e 900m em todas as zonas.
Além da neve, durante quarta, 27, serão mais significativos os chuviscos, possivelmente acompanhados de tempestade a noroeste e zonas litorais.


Fonte:AEMET (recomienda un seguimiento más detallado y actualizado de esta situación atmosférica a través de sus predicciones y avisos de fenómenos adversos. Todo ello puede consultarse en su página web: www.aemet.es)

Sem comentários: