quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tempo frio esta semana

Esta semana vai ser marcada por tempo frio, provavelmente seco, devido a um fluxo de norte transportando uma massa de ar polar-marítima, induzido pelo posicionamento do anticiclone dos Açores entre este arquipélago e a Islândia.
 
Apesar da massa de ar polar ser marítima e transportar alguma humidade, a mesma é estável e a precipitação prevista para cá parece ser muito escassa, de contrário poderíamos ter aqui uma primeira entrada fria interessante para neve a cotas médias em Portugal continental.

Hoje, alguns modelos parecem indicar precipitação residual que seria de neve em serras mais altas do extremo norte do país, Minho e Trás-os-Montes, outros pelo contrário, tem a já pouca precipitação a ser retida a norte pelas montanhas de Espanha , o que até deve ser o cenário mais provável.

Daqui a poucos dias, numa nova ondulação do Jet com nova injeção de ar frio polar-marítimo existe algum desfasamento nos modelos, a possibilidade de precipitação na sexta-feira que poderia trazer as primeiras neves às serras menos altas a cotas que poderiam rondar os 700/800 metros. Contudo, desta vez a precipitação parece confinar-se à faixa litoral Oeste não chegando às serras do interior.
Dada a distância temporal que nos separa desses dias, a previsão é ainda incerta, pode ser que se torne mais interessante para os amantes de neve.
Resumindo, esperam-se temperaturas máximas e mínimas relativamente baixas, com a sensação de frio reforçada pelo vento que deverá soprar moderado, especialmente nos primeiros dias desta semana. Devido ao vento, não se preveem temperaturas mínimas anormalmente baixas e a neve será difícil de aparecer devido à escassez de precipitação, mas ainda há alguma esperança.

David, Vince.
 Acompanhamento das previsões no fórum:http://www.meteopt.com/forum

Sem comentários: