sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Despachos governamentais vêm regular atividade da emergência médica pré-hospitalar

Despachos governamentais vêm regular atividade da emergência médica pré-hospitalar
Foram publicados recentemente um conjunto de Despachos de extrema importância para a regulação da emergência médica pré-hospitalar. Na página do INEM na Internet, no menu "Legislação", pode encontrar os Despachos em questão:

• Despacho: 14898/2011 de 3 de novembro
Define os meios de emergência pré-hospitalares de suporte avançado e imediato de vida do INEM, em concreto a VMER e a SIV, bem como o seu modelo de funcionamento integrado nos serviços de urgência, a sua tripulação, competências e relação com a rede de serviços de urgência.

• Despacho: 13794/2012 de 24 de outubro
Define as Ambulâncias de Emergência Médica, Motociclos de Emergência Médica e Ambulâncias de Socorro, nomeadamente no que respeita à sua dispersão geográfica, a sua tripulação, competências e relação com a rede de serviços de urgência.

• Despacho: 14041/2012 de 29 de outubro
Define a Atividade do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, os seus recursos humanos, competências, bem como articulação com outros intervenientes do SIEM.

Deste modo, ficou definido de forma explícita o que se espera de cada um destes serviços, de cada um destes meios e de cada um dos profissionais que atuam na emergência médica pré-hospitalar e como é que se podem e devem articular de forma a assegurar, no global, uma resposta integrada, eficaz, eficiente e de qualidade para toda a população.  Todos, em articulação sinérgica e funcional, têm um papel específico a desempenhar na emergência médica em Portugal, atual e futura.

Sem comentários: