sexta-feira, 25 de maio de 2012

INEM recebe 59 chamadas falsas por dia

Todos os dias o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebe chamadas falsas que levam ao deslocamento desnecessário de profissionais e ambulâncias.

O ano passado foram 21.810 mil os telefonemas fictícios recebidos, o que dá 59 chamadas por dia, disse hoje o INEM.

"Em 2011 os CODU [Centros de Orientação de Doentes Urgentes] do INEM receberam 21.810 chamadas falsas, a que corresponderam 7634 saídas de ambulâncias, segundo estimativa do Instituto agora divulgada. Isto significa que todos os dias, a nível nacional, o INEM recebe 59 chamadas falsas", lê-se numa nota publicada no site do INEM.

No mesmo texto, o INEM alerta a população para a gravidade das chamadas falsas para o 112, que "são um gesto irrefletido e que poderá causar graves prejuízos na assistência a quem realmente necessita".

Em caso de emergência são disponibilizados os meios que estão mais perto, se essas ambulâncias estiverem ocupadas numa situação falsa, em caso de uma urgência verdadeira o socorro terá de ser prestado por outras equipas que estarão mais longe.

Um telefonema feito a brincar para o 112 provoca dificuldades na ajuda a quem de facto precisa e, por isso, para sensibilizar a população, o INEM divulgou hoje uma chamada falsa, na qual era relatada um suposto parto. Ao longo de quase quatro minutos, e de quatros ligações feitas, duas jovens simulam uma situação em que a mãe está a ter um bebé e apenas tem em casa os filhos menores.

O telefonema ocupou uma operadora do INEM e fez deslocar uma ambulância e uma mota de emergência.
Texto Carolina Reis (www.expresso.pt)

Sem comentários: