quarta-feira, 2 de maio de 2012

Coordenador da Juvebombeiro é de Bragança

Paulo Ferro foi eleito em Abril coordenador nacional da Juvebombeiro, a associação nacional de bombeiros até aos 35 anos. É a primeira vez que Bragança tem um representante num cargo nacional de bombeiros, tendo, por inerência, assento na Liga dos Bombeiros Portugueses.

A Juvebombeiro é uma estrutura criada no seio da Liga, com núcleos distritais. “Para já, significa uma descentralização do poder. É possível dar a conhecer realidades diferentes e aspectos dos distritos mais interiores. Conseguimos ter uma abrangência muito maior na tomada de decisões”, sublinha Paulo Ferro, que iniciou funções no início do mês de Abril.Nesta altura, as maiores preocupações prendem-se com a questão do transporte de doentes, a falta de financiamento dos corpos de bombeiros e a integração dos jovens nos corpos de bombeiros através dos voluntariados. “Por exemplo, há corporações no distrito que não conseguem evoluir com as escolas de bombeiros. E há um défice de formação. Estamos em risco de perder a Escola Nacional de Bombeiros, o que poderá trazer um défice de formação para as camadas mais jovens de bombeiros”, explica Paulo Ferro, que aponta ainda o encerramento dos Governos Civis como uma machadada no financiamento de actividades da Juvebombeiros.Nesta altura, está a ser desenvolvido um projecto que envolve infantes e cadetes, “para jovens dos 14 aos 18 anos”, de forma a permitir renovar os corpos de bombeiros.“O envelhecimento dos bombeiros é gradual. Estamos a perder voluntariado com formação externa, como estudantes de enfermagem, por não terem trabalho aqui na região”, frisa Paulo Ferro.

Os mandatos são de três anos.
Escrito por Brigantia (CIR)

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns!
Agora a miassão de, principalmente os bombeiros de Bragança, com muito orgulho e honra é apoiarem este colega que tem uma grande caminhada pela frente que implica muito trabalho,concentração e empenho.
Ele foi eleio por mérito próprio, dedicação pessoal e profissional, e como colegas temos de o ajudar no que podermos, pois ter pela primeira vez um representante num cargo nacional de bombeiros é um privilégio.
Boa sorte Paulo e muitos Parabéns!
Colega:
P.A.