terça-feira, 29 de maio de 2012

Governo Debaixo de Fogo em Aniversário dos Bombeiros


Contra as alterações ao financiamento de transporte de doentes não urgentes, os bombeiros de Portugal endurecem o discurso e a cada intervenção pública são proferidas novas palavras de ordem. Nos 85 anos dos Bombeiros do Fundão o vice- presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Gil Barreiros, pediu uma “mangueirada” contra as decisões do Ministério da Saúde.

“Não podemos cair na esparrela de ir atrás de pessoas que necessitam de uma mangueirada. Já baste de sermos mal tratados”, pediu Gil Barreiros na cerimónia dos 85 anos dos Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF).

O tom crítico prende-se com as alterações ao financiamento de transporte de doentes não urgentes. Um serviço que tem ajudado as corporações a equilibrar a tesouraria mas que deixará de ser rentável pois o Ministério da Saúde aprovou regras mais exigentes e que não permitem que os médicos autorizem viagens em ambulância quando o quadro clínico não o exige.

 “Não vamos ter doentes, pois a lei é de tal maneira restritiva para que um médico possa passar uma credencial que não teremos doentes. Teremos população a pedir auxilio para irem às consultas e humanitariamente faremos essas viagens com prejuízo”, afirmou Gil Barreiros.

No Fundão o vice-presidente da LBP criticou ainda o diploma aprovado pelo Governo que prevê “maior flexibilidade” na constituição de agrupamentos e forças conjuntas de corporações de bombeiros de outros concelhos.

As preocupações dos bombeiros têm a solidariedade da Câmara Municipal do Fundão. A autarquia diz-se disponível para continuar a apoiar a corporação do Fundão e o presidente Paulo Fernandes anunciou a aquisição de um equipamento para a melhoria dos caminhos florestais e agrícolas.

Nos 85 anos dos BVF o antigo bombeiro chefe João Santos recebeu o crachá de ouro da LBP e João António Moreno da secção da Soalheira foi nomeado adjunto de comando dos BVF.

A Título póstumo foi homenageado o chefe Aires do Couto.
Fonte: Jornal do Fundão

Sem comentários: