sexta-feira, 18 de maio de 2012

Foz Côa: Autocarro do Município ao Serviço das Escolas Arde por Completo

Ontem, quando os relógios marcavam as 17 horas e 52 minutos, o autocarro da Câmara Municipal de Foz Côa que se encontrava ao serviço das escolas havia pegado fogo com 9 pessoas no seu interior. Na sinuosa estrada municipal 607 e que liga o troço da E.N. 102 ás freguesias de Chãs e Santa Comba, "o autocarro foi abaixo e já não pegou mais" - Refere o motorista, funcionário do Município. "Nem tempo tive de tentar pô-lo a trabalhar, reparei logo que havia fumo a sair da zona do motor e só tive tempo de arrombar a porta com um pontapé e com a ajuda do vigilante da escola tirar os alunos para o exterior" - Conclui.

Após a retirada dos alunos para um local seguro, o motorista em questão ainda teve a destreza de tirar os 2 extintores que acompanham o veiculo de tentar extinguir aquilo que já eram labaredas visíveis, mas foi de todo impossível. Numa ultima tentativa, um outro motorista de outro autocarro que fazia o mesmo percurso utilizou o extintor, "mas já não havia nada a fazer. Ainda tentei abrir o capô mas o resultado foi uma queimadura de 1º grau" - relata o motorista.

Quando os Bombeiros chegaram ao local a viatura estava tomada por completo, limitando-se à extinção do incêndio com recurso a espumífero para debelar o mais rapidamente possível aquela enorme fonte de calor. Como consequência dessa ignição, o mato que ladeia a estrada acabou por se incendiar, sendo combatido á posteriori pelos Bombeiros de Mêda que também haviam sido enviados para o local. O trânsito, que chegou mesmo a estar cortado durante 1 hora, apenas retomou a sua normalidade de circulação pouco depois das 21 horas, altura em que se retirou do local os destroços do autocarro com recurso a um reboque pesado e uma maquina tipo "pá carregadora".

De referir e de salientar a destreza, coragem e reacção do motorista Marco Ferreira, também ele Bombeiro no Corpo de Bombeiros de Foz Côa com o posto de 1ª Classe, ao retirar do interior todos os miúdos que transportava consigo. Atitude digna de registo.

No teatro de operações estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 9 Bombeiros, apoiados por 2 viaturas de combate a incêndios e a ambulância de socorro do INEM; os Bombeiros de Mêda com 7 Bombeiros, apoiados por uma viatura de Combate a Incêndios e 1 Ambulância de Socorro e a G.N.R. de Foz Côa com uma patrulha e o Comandante de Posto que registou os factos e a ocorrência.


Sem comentários: