segunda-feira, 28 de maio de 2012

Engenho Pirotécnico Provoca Ferido Grave

Sabado, dia 26 de Maio, pouco antes das 16 horas, na freguesia de Cedovim, um engenho pirotécnico de pólvora, provavelmente despoletado de forma intencional, provocou queimaduras de 2º grau na face e membro superior numa criança de apenas 11 anos.

Segundo o relato de testemunhas, a criança estaria a brincar numa quelha próxima da habitação dos avós maternos quando sentiram o rebentamento e os gritos do menino.

O alerta, realizado pelo CODU do INEM, activava os Bombeiros de Foz Côa para uma situação de explosão numa habitação da referida freguesia, envolvendo 1 ferido com gravidade. A esta Associação, o Instituto que tutela a Emergência Médica requisitava apenas viaturas de Combate a Incêndios pois já havia meios de socorro pré-hospitalares a caminho do local por proximidade e tempo, bem como meios médicos diferenciados.

Após a primeira abordagem á vitima, realizada pelos Bombeiros de Penedono, esta foi encaminhada á periferia rural da freguesia, local encontrado pelos comandantes da aeronave do INEM para aterrar e onde foram realizados os primeiros tratamentos médicos e estabilização da criança em preparação para o voo.

No local estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 10 elementos e 3 viaturas de Combate a Incêndios, os Bombeiros de Penedono com 3 elementos e 1 Ambulância de Socorro, o Heli 3 do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros e a GNR de Foz Côa com 1 patrulha e o Comandante de Posto que registou a ocorrência e apurou os factos ocorridos.

Sem comentários: