sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fátima: INEM pode atender até 600 peregrinos por dia

É a primeira vez que o Instituto utiliza o módulo básico do seu hospital de campanha


O Instituto de Emergência Médica (INEM) instalou em Fátima um hospital de campanha com capacidade para 600 pessoas para apoio aos peregrinos de 12 e 13 de Maio.

«É o equivalente à capacidade de urgências do Hospital Santa Maria [Lisboa]», exemplificou o presidente do INEM, Miguel Sousa de Oliveira, em declarações à Lusa.

O hospital de campanha recebeu esta sexta-feira a visita do secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa.

«A capacidade de doentes depende da gravidade», mas «no global, e em média, é possível garantir a assistência a cerca de 30 doentes por hora», disse o presidente do INEM.

No final da visita ao hospital de campanha, o secretário de Estado frisou que o importante «é transmitir às pessoas que podem vir [a Fátima] fazer as suas orações, na certeza de que estão perfeitamente protegidas do ponto de vista da saúde».

Fernando Leal da Costa explicou que o dispositivo montado revela «a capacidade [de resposta] do Ministério da Saúde em situação de eventual catástrofe e, neste caso, de apoio a grandes multidões que se deslocam, neste caso, à peregrinação a Fátima».

Esta é a primeira vez que o INEM utiliza em situação real o módulo básico do seu hospital de campanha, que corresponde às exigências de um Serviço de Urgência Básico da Rede de Serviços de Urgência.

Os milhares de peregrinos vão ter à sua disposição nesta estrutura três médicos, quatro enfermeiros, quatro técnicos de ambulância de emergência e um psicólogo, com recurso a exames complementares de diagnóstico (radiografia convencional, ecografia e análises clínicas básicas), capacidade para a realização de pequenas cirurgias e manobras de reanimação (suporte avançado de vida).

O dispositivo está instalado no Colégio São Miguel, que possui um acesso rodoviário direto para o Santuário de Fátima, estando vedada a circulação automóvel para garantir as operações necessárias numa situação de emergência.

O hospital de campanha é acionado em situações de catástrofe ou calamidade (de origem natural ou tecnológica) e em caso de ataque terrorista ou acidente multi-vítimas.

Fonte: tvi24/ PB

Sem comentários: