segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bombeiros Deixam Transporte de Doentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) admitiu hoje que muitas das corporações podem abandonar o transporte não urgente de doentes, e responsabilizou o Ministério da Saúde pelo "iminente colapso" das associações de bombeiros.

"Esteve em cima da mesa, e foi levantado por alguns dos presidentes de federações, que nós devíamos abandonar totalmente o transporte de doentes não urgentes", disse à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares.

A LBP realizou hoje, em Fátima, uma reunião com os presidentes das federações distritais dos bombeiros, para analisarem o novo regime de transporte não urgente de doentes, que deixou de ser exclusivo para as ambulâncias.

Jaime Soares adiantou que uma das questões discutidas na reunião foi o abandono deste tipo de transporte, uma vez que os concursos públicos para a realização deste serviço, previstos no novo regime, e as condições do novo regime levarão "à degradação e à falência das associações de corpos de bombeiros".

Segundo o presidente da LBP, os bombeiros vão procurar "formas de sustentabilidade para que as populações não fiquem ao abandono", mas o "colapso é iminente" e toda as estrutura poderá começar a "desmoronar", porque não fazem só transporte de doentes.

O transporte não urgente de doentes permitia que os bombeiros tivessem "um fundo de maneio, que dava alguns equilíbrios", e muito do pessoal ligado ao setor da saúde também atuava noutras áreas, nomeadamente no combate aos incêndios, disse.

"Isto é uma bola de neve que, de um momento para outro, pode fazer desmoronar muitas das associações e corpos de bombeiros", sustentou Jaime Soares. "Estamos muito preocupados. Foi isso que manifestámos".

A portaria que regula o transporte não urgente de doentes, publicada esta semana em Diário da Republica, cria a figura de veículo de transporte simples de doentes (VTSD), destinado a doentes não urgentes, cuja situação clínica não faz prever a necessidade de cuidados de saúde durante o transporte.

Segundo o diploma, o transporte não urgente de doentes vai passar a ser realizado em VTSD e ambulâncias, mas o recurso a este tipo de serviço tem de ser justificado pelo médico assistente.

Para o presidente da LBP, estas novas viaturas "não têm as condições adequadas para o transporte de doentes".
Fonte: DN

Sem comentários: