quarta-feira, 26 de maio de 2010

Simulacro de topo

O dia de anteontem começou cedo para os cerca de 200 bombeiros do distrito que se reuniram em Vinhais para o convívio anual entre as várias corporações.
Assim, logo pela manhã, o encontro principiou com uma visita gratuita ao Parque Biológico de Vinhais. “O objectivo é demonstrar o que cada terra tem de melhor para oferecer em termos turísticos.

Pensámos que seria um cartaz excelente porque, para além da óbvia qualidade do parque, temos uma colaboração com a Câmara Municipal de Vinhais, em que nos foi cedido um autocarro para transporte do pessoal”, afirma o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança, Manuel Martins. Após uma passagem pela biodiversidade, deu-se a missa na Capelinha do Santo António de Vinhais. Seguiu-se o almoço convívio e, durante a tarde, desenvolveu-se um conjunto de actividades, entre as quais, um torneio de sueca.

A encerrar o encontro, esteve o simulacro que, em termos operacionais, foi organizado pela Juve-Bombeiro do distrito. O cenário escolhido foi um acidente entre um veículo ligeiro e um pesado com matérias perigosas, neste caso, gasolina. “Do embate, resultou o capotamento do ligeiro e a vítima, ferida gravemente com múltiplas facturas, teve de ser desencarcerada. O condutor do pesado de mercadorias teve apenas ferimentos ligeiros, mas devido à perigosidade da substância transportada, também, os bombeiros tiveram de actuar”, explica Paulo Ferro, delegado distrital da Juve Bombeiro e membro da corporação de Bragança .

No simulacro, estiveram envolvidos 23 homens e cinco viaturas: duas ambulâncias, um carro de desencarceramento, um veículo de combate a incêndios urbanos e outro de combate a incêndios florestais.

O convívio distrital de bombeiros acontece, sempre, no penúltimo domingo de Maio. No último, celebra-se o Dia do Bombeiro Português, a nível nacional, que é organizado pela Liga de Bombeiros Portugueses.
Fonte: Jornal do Nordeste

Sem comentários: