quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bragança: Autarquia promove queimadas contra incêndios

Ao todo foram solicitadas seis queimadas mas, depois de uma vistoria, efectuada por técnicos credenciados, chegou-se à conclusão que apenas três delas faziam sentido – em Milhão, Soutelo e Cova de Lua.

No dia 3 de Maio procedeu-se a uma queimada em Milhão e, nesta semana, realizaram-se as outras duas previstas, em Cova de Lua e Soutelo, num total de 28 hectares. Estas duas últimas queimadas vão permitir a defesa de uma mata de pinhal que está em boas condições.

Na operação participaram a autarquia, a Autoridade Nacional da Floresta, os Bombeiros, os Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e os Sapadores.

Segundo Rui Caseiro, vice-presidente da câmara de Bragança, esta é uma oferta da câmara “muito interessante” que permite que “todas as entidades estejam de mãos dadas no sentido de se fazerem queimadas na altura que é propicia para tal”. Assim, as queimadas são realizadas sem transtornos, dificuldades ou perigos, possibilitando que a floresta esteja defendida e permitindo minimizar os riscos de grandes incêndios.

Os pedidos para a realização das queimadas foram efectuados pela junta de freguesia de Milhão e pelas comissões de baldios de Cova de Lua e de Soutelo.

O vice-presidente garantiu ainda que se houvesse mais pedidos, haveria condições para os satisfazer já que os meios são colocados à disposição no âmbito das actividades definidas previamente pela Comissão Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios.

Ainda no âmbito da prevenção, a câmara vai proceder à renovação dos outdoors existentes para a sensibilização da população para os riscos de incêndios florestais .A Comissão Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios ofereceu a todas as juntas de freguesia e comissões de baldios do concelho de Bragança a possibilidade de efectuarem queimadas, com a presença das autoridades competentes, a custo zero.

Sem comentários: