segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desentendimento entre CODU e Bombeiros

São vários os desentendimentos entre as forças de socorro no terreno e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), no Porto. O último dos quais aconteceu em Macedo de Cavaleiros, no socorro a um bombeiro que sofreu um acidente de moto e se encontra internado em Vila Real, em estado de coma.
No caso do acidente de David Costa, bombeiro em Macedo, os primeiros a chegar ao local foram os colegas Voluntários de Macedo de Cavaleiros, que encaminharam a vítima para o SUB da unidade Hospitalar de Macedo. Já na urgência foi accionado o CODU e pedido o auxílio da VMER para evacuar o sinistrado para a unidade hospitalar de Bragança.

Segundo apurámos, um processo complicado, com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes a desvalorizar a situação e as orientações dadas a partir do local, a accionar a viatura médica de emergência e reanimação apenas à terceira chamada da médica do serviço de urgência. Depois de realizados vários exames já em Bragança, o bombeiro foi posteriormente evacuado de helicóptero para o Hospital de Vila Real, onde permanece.


Na mesma sexta-feira, mais tarde, os Bombeiros de Macedo de Cavaleiros receberam uma chamada para acudir a uma paragem cardíaca na aldeia de Podence. Segundo informações do CODU junto à Igreja. Chegando ao local, e perante a ausência de qualquer ocorrência foi pedido ao CODU o contacto directo com quem havia estabelecido a ligação. A paragem cardíaca era em Limão, no outro extremo do concelho e não em Podence. Chegados ao local, e mesmo tentando manobras de reanimação, a mulher de 72 anos já tinha falecido. A VMER tentou ainda também reanimar a vítima, mas sem sucesso.
Recorrente também é a saída da ambulância SIV de Mirandela para acidentes no IP4 a poucos quilómetros de Bragança.
E há duas semanas, também os bombeiros de Bragança tiveram uma ordem de saída para acudir a um incêndio num tractor agrícola, na ponte do Sabor. Quando chegaram ao local, não encontraram nada.
Afinal, um tractor ardeu, sim, mas em Torre de Moncorvo.

Fonte do INEM, contactada pela Brigantia, aponta como possíveis causas para estes desentendimentos a falta de experiência no terreno dos operadores de central telefónica, para além de alguma falta de comunicação entre os operadores e os médicos de serviço.
Escrito por CIR/Brigantia

6 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa, quem desvalorizou a situação foram os teus colegas de Macedo, que comportaram-se como a Telepizza, take-awai. (pegar e levar)!

O que les fizeram é uma vergonha, privaram a vitima de socorro diferênciado!

Ainda para mais com o SAV a meia duzia de minutos do local.

Acreito se os bombeiros tivessem pedido SAV, tinha recebido tratamento apropriado e uma evacuação digna para um centro com apoio evolutivo.

OS BOMBEIROS ATRAZAM O TRATAMENTO DAS VITIMAS DE ACIDENTE, POIS NÃO CUMPREM COM O QUE LHES É ENSINADO!!!!

E qualquer TAS ou TAE de qualquer parte do pais sabe, que o tempo do pegar e levar já foi embora á muito.

Isto é um reforço positivo, não é uma critica.

Não pode voltar acontecer issto novamente, alias até podem ser indiciados por negligência.

Anónimo disse...

ou não...

vasco35 0403 disse...

desculpa la anonimo das 15:30 mas tu sabes o que dizes. este deve ser um que trabalha para o inem de certeza para falar assim. mas digo-t que eu contra as pessoas do inem não tenho nada so tenho contra o codu porque foi preciso ligar mais que uma vez para la para depois mandarem a equipa que esta no eli para a sub porque se as pessoas tivessem ficado a espera no local que os do codu se decidissem ele tinha morrido no local. tu é que devias andar a entregar pizzas mas era a pe porque nem a moto tinhas direito. a cada anonimo a mandar comentarios que nem coragem tem para se identificarem que deviam mas era estar a trabalhar num circo

filipe disse...

boas tardes sr. vasco... tens toda a razao... so k ñ devias falar dos anonimos ate pq no blog dos bombeiros de macedo ha muitos anonimos a fazer comentarios estupidos e ninguem tb faz nada portanto ñ venhas tu p'aqui criticar os anonimos....

vasco35 0403 disse...

mas eu ñ estou a falar so dos anonimos que deixam aki comentarios estou a falar dos anonimos de todos os blogues filipe. e eu ñ estou a criticar so lh estou a responder mais nada. mas se todos fossem como ñ tinham medo de s identificar mas sabem que ñ custa nada criticar e depois por como anonimo que é para ninguem saber quem foi e nem dar oportunidade de lh responder.

davide costa disse...

fico triste com o que se esta a dizer aqui. tal como o meu irmão disse se as coisas não se tivessem passado como passaram neste momento não estava aqui a falar. Foi graças aos meus colegas e as decisões por eles tomadas que estou vivo e a recuperar de dia para dia. Só tenho de agradecer a cada um deles que esteve no meu acidente e ao medico do heli por me ter cortado do lado esquerdo e me ter posto o pulmao a dernar se não fossem todos eles em conjunto neste momento não estava aqui para contar a historia.