segunda-feira, 1 de abril de 2013

Noticia Falsa do Dia 1 de Abril: Novas Medidas de Austeridade Levam ao Termo de Contratos das EIP´s, Operadores de CDOS e da ANPC

Caros leitores:
A noticia "Novas Medidas de Austeridade Levam ao Termo de Contratos das EIP´s, Operadores de CDOS e da ANPC", e referida no titulo, é totalmente falsa. Desde já pedimos desculpa por qualquer inconveniente ou incomodo que possa ter causado, mas agora que conseguimos a sua atenção aproveitamos para lhe explicar o porque deste tema.

O assunto principal foi a questão da manutenção das Equipa de Intervenção Permanente nos Corpo de Bombeiros. Pode-se dizer que esta noticia abalou em certa medida, foi elevada ao exponencial máximo de uma hipotética decisão politica que poderá ser verdade ou não. Afinal, a necessidade das EIP´s é ou não de importância extrema? Parece-nos a todos que sim.

As EIP´s foram criadas com o intuito de assegurar a primeira intervenção nos concelhos onde estão instituídas. O recrutamento do pessoal foi de forma, clara e simples, a melhor forma de escolher os mais preparados para o desempenho da actividades a que se propuseram. A sua formação continua, empírica e profissional, é sobretudo a sua mais valia, pois a equipa é de todo polivalente em todas as áreas em que trabalha.

A permanência nos quartéis é, sem duvida alguma, um factor de extrema importância para uma primeira intervenção rápida e eficaz.

Além de tudo isto os homens destas equipas não sabem o que o futuro lhes trará. A partir de 2014, o seu contrato transformasse num documento ambíguo. Com as alteração ao Código de Trabalho em Janeiro de 2012,pela Lei nº 3/2012 de 10 de Janeiro, deixou de se pensar em quem são estes homens, para que servem e de onde vêm.  
 
A questão poder-se-a resumir ao despedimento, ou troca de elementos, à passagem para quadro de funcionários de umas das entidades envolvidas no protocolo, ou simplesmente ao abandono do protocolo. As possibilidades podem ser muitas mas não são transparentes. A ANPC enviou correspondências às corporações informando que os seus elementos das EIP´s terão "x" opções, mas dando a entender que se desresponsabiliza da sua continuidade. Muitos municípios não poderão, ou não perceberão a importância e o papel deste homens, com a impossibilidade de os transformar em funcionários públicos deixa a quase certeza de que não poderão ser contratados. As Associações por muito que queiram, saberemos que praticamente todas não conseguirão assumir estes homens como funcionários. Não se pode deixar perder toda a experiencia, formação e profissionalismo destas equipas.
 
Apesar de muitos contactos tentados com advogados e juristas as opiniões divergem, e até agora não há elementos concretos sobre qual o futuro das EIP´s em Portugal. Toda a gente têm dúvidas e ninguém dá certezas. E se esta noticia preocupou, agora já sabe a preocupação com que estes elementos vivem o seu dia-a-dia, e sempre sem esmorecer.
 
Apenas poderemos reiterar que os elementos destas equipas são grandes bombeiros, e que muitos destes já dedicaram grande parte da sua vida a esta actividade. Têm o valor que têm porque já salvaram muitas vidas, já viram muitas chamas, já desceram a muitos buracos, já viram muito sangue, já mergulharam em muitas águas, já entraram em locais de onde muitos sairam,  já suportaram muitas vidas... Consideram-nos pessoas estraordinariamente especiais! Por tudo isto e muito mais, é este o grande valor destes homens, que não são reconhecidos, nem numa simples resposta ao quererem saber o que vai ser da vida deles. Se continuam é por gosto, amor e dedicação à causa que muitos têm medo de abraçar.

Estamos solidários com as EIP´s e também com Operadores de CDOS. Obrigado pela vossa atenção!

Atentamente;
A Administração
CBBraganca
 
(O fundamento da noticia falsa foi apenas de chamar atenção sobre a indecisão do futuro das EIP´s. Nada da noticia anterior é verdade, excepto o empenho da LBP em defender e resolver esta situação da EIP, como já o fez anteriormente em outras questões. Qualquer outro assunto mencionado não é realidade. As personagens e entidades envolvidas no texto não têm também qualquer conotação com a edição deste texto.)

2 comentários:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Se não tenho caido 5 mikes antes na noticia do BPS dos aviões e o Ricardo Correia me tem perguntado se sabia que hoje era dia 1 de Abril, esta tinha sido de igual forma copiada e colada no SAFEPLACE52...

Vou assinalar no calendário o 1º de Abril até ao ano 2095...

Um forte abraço deste lado mais a sul.

Anónimo disse...

foram selecionados e contratados com grande transaparencia...!!!!nem em todos os lados foi assim.....