terça-feira, 23 de abril de 2013

Escola Nacional de Bombeiros aposta na descentralização da formação


O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d´Ávila revelou hoje que a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) vai apostar na descentralização da formação para melhorar a qualidade de ensino e reduzir custos.

"Não se justifica ter que deslocar 30, 40 ou 50 bombeiros para fazer formação quando há condições em muitos quartéis com boas salas. É importante fazer com que os formadores se possam deslocar a essas corporações de bombeiros e que a formação seja feita onde eles estão", afirmou.

De acordo com o secretário de Estado, esta medida de descentralização prevista na remodelação da Escola Nacional de Bombeiros permitirá contenção de custos e irá melhorar a formação dada aos bombeiros.

Filipe Lobo d´Ávila falava aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da Escola Nacional de Bombeiros, que decorreu em Sintra.

Para o governante, a ENB deve "abrir portas ao exterior", assegurando formação na área da proteção civil, por exemplo, a empresas, de forma a arrecadar mais receitas e a contornar assim as dificuldades que tem ao nível do financiamento.

Quanto à auditoria da Inspeção Geral da Administração Interna às contas da Escola de Bombeiros, Filipe Lobo d´Ávila explicou que por se tratar de uma "auditoria complexa" a vários mandatos ainda não há uma data prevista para a sua conclusão.

José Ferreira tomou hoje posse como presidente da Escola Nacional de Bombeiros e afirmou que a descentralização da formação será um dos objetivos para o triénio 2013-2015.

"O que puder ser feito nos quartéis, será. O que puder ser feito nas Unidades Locais de Formação, será. E será [feito] nas instalações da escola o que só aí possa ser feito. A verdadeira aprendizagem será nos quartéis e nessas unidades, numa lógica de perfeita descentralização", disse.

De acordo com José Ferreira, a escola vai desenvolver novos conteúdos e matérias pedagógicos e recorrer às novas tecnologias de comunicação e ensino à distância nesta estratégia de descentralização.

A nova direção vai elaborar ainda um Plano Estratégico para a formação de bombeiros, que deverá estar concluído dentro de seis meses, de forma a ser implementado já em 2014. O departamento de formação.
Fonte: http://online.jornaldamadeira.pt/

Sem comentários: