sábado, 13 de abril de 2013

Comandante de Bragança Participa em Cerimónias Oficiais do BIEM V da UME


O Comandante de Bragança aceitou mais uma vez o honrado convite do Batalhão de Intervenção em Emergências V da Unidade Militar de Emergências Espanholas, com base em Leon.


José Fernandes deslocou-se a Leon, no passado dia 12 de Abril, para as cerimónias oficiais de tomada de posse do novo comandante do batalhão de Intervenção em Emergências de Leon. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Bragança foi o único representante de uma entidade portuguesa convidado para as cerimónias.

Este tipo de evento, de elevado relevo para o BIEM V e para a UME, decorreu na base militar Conde de Gazola, onde o novo responsável pelo batalhão de León foi empossado.O Tenente Coronel Juan Carlos Trujillo, substituiu no cargo de comando o Tenente Coronel César Gutierrez de la Cámara Ara, após 3 anos. Durante estes 3 anos a UME participou em mais de 100 intervenções, de maneira individual ou conjunta. Mais de 30 incêndios florestais declarados em Outubro na Galiza e em Leon, ou nos restantes incendios que em 2012 assolaram o território espanhol.

Desde 2008 que o BIEM V e o Corpo de Bombeiros de Bragança estreitam relações através da participação conjunta em atividades de simulações, treinos e cerimónias oficiais. relembre-se o Simulacro Internacional de larga escala, realizado na ponte sobre o rio Sabor, em território português, em maio de 2009. Houve também a participação de uma equipa do Corpo de Bombeiros de Bragança num simulacro de larga escala que envolveu um acidente com uma composição ferroviária dentro de um túnel junto à estação de Requejo - Puebla de Sanábria. A participação de ambas as entidades em cerimónias oficiosas e de aniversário tem sido comum, valorizando desta forma a partilha mutua de conhecimentos e experiências entre a unidade militar de elite, no âmbito do socorro e resgate, e entre o corpo de Bombeiros mais profissional do distrito de Bragança.
Comandante de Bragança com os responsáveis do comando general, de relações internacionais e Artilharia do BIEM V 
Comandante de Bragança com o Tenente General César Muro e responsáveis do alto comando da UME.

Sem comentários: