sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Previsão Meteoiberia.com- Previsão Especial Carnaval 2013

Nesta fase de Lua Nova teremos uma situação que se avizinha e cuja a passagem sobre o território vai obrigar os foliões a dançarem para aquecer...
Devido á passagem de uma frente Fria, a chuva e a queda de neve inicialmente acima dos 1000m na tarde dia 10 estarão presente mas, descendo rapidamente de cota na madrugada dia 11 para os 500/600m a Norte do Mondego, no entanto, para a manhã dia 11 poderão haver relatos de queda de neve sem acumulações devido a um ou outro aguaceiro mais intenso a 300m nas regiões a Norte do Douro.

Dia 12 poderá ser um dia com chuva gelada, devido sobretudo ao aumento das temperaturas em altitude porque as de superficie nem por isso, contudo o alto Minho e Trás-os-Montes Norte poderemos ver queda de neve acima dos 800m ou até mais baixo, até início da manhã, altura em que haverá um diminuição da precipitação, com aguaceiros, em geral fracos , mais prováveis nas regiões do litoral Oeste, pelo que o Sol entre Nuvens irá ser um brinde para a tarde de Foliões.
Não esquecer o factor windchill, i.e., o vento associado às baixas temperaturas.
Mapa com previsão de hoje para eventual queda de neve manhã dia 11.
"Em dia de S. Matias, começam as enxertias"
Dia 10 – Domingo
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território, com a probabilidade de períodos de chuva, mais intensa a Norte do Tejo até fim da tarde, altura em que passará a um regime de aguaceiros e, aí poderão ser de neve acima dos 100m, mas descendo de cota para os 700m para a noite.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC   07 a 13ºC
Vento moderado a forte Noroeste ( 30 a 50km/h, soprando com rajadas até 70km/h no litoral Oeste e nas terras altas)
Dia 11 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território, com a probabilidade de aguaceiros, mais frequentes a Norte do Tejo e que poderão ser de neve acima dos 500m. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-4 a 06ºC   03 a 10ºC
Vento fraco a moderado Noroeste ( 20 a 30km/h, soprando com rajadas mais fortes nas terras altas)
Dia 12 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território, com a probabilidade de aguaceiros fracos até final da manhã, mais frequentes a Norte do Tejo e que poderão ser de neve acima dos 800m. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 11ºC   05 a 14ºC
Vento fraco Noroeste (<20 h="" km="" o:p="">
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: