segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Liga quer isenção de IRS para todos os bombeiros

Liga quer isenção de IRS para todos os bombeiros
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou este sábado que, na próxima quarta-feira, vai pedir aos ministérios das Finanças e da Administração Interna a isenção de IRS para todos os bombeiros.
Jaime Marta Soares, em declarações à agência Lusa à margem da inauguração do quartel dos Bombeiros de Salvação Pública, em Chaves, disse que os membros da equipa de combate a incêndios (ECIN) que trabalha na época dos fogos florestais recebem 41 euros por dia, isento de impostos e segurança social, enquanto os funcionários assalariados das corporações, quando vão para o terreno, após a hora de serviço e em regime de voluntariado, veem o valor que recebem ser agregado ao salário e taxado.
"Esta situação é inaceitável e injusta", frisou, acrescentando que, por este motivo, a liga vai reunir com as tutelas para reivindicar alterações à situação, assim como apoio em equipamentos de uso individual.
Quanto às relações entre a LBP e o Governo, Jaime Soares disse que "o machado de guerra está enterrado", porque houve abertura para o diálogo.
As propostas dos bombeiros, na opinião do dirigente, não aumentam as despesas do Orçamento de Estado, porque não é pedido mais dinheiro, mas antes apoios para ajuda às populações.
"Todas as questões estão a ser negociadas e trabalhadas e, apesar de não conseguirmos tudo aquilo que queremos, as partes estão interessadas e empenhadas", disse.
Na ocasião, e em tom de brincadeira, o secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, Juvenal da Silva Peneda, afirmou que o Governo está debaixo de uma pressão muito grande entre a 'troika' e a LBP.
Juvenal da Silva Peneda frisou que o Ministério das Finanças, tutela responsável pelo assunto -- possível isenção do IRS para os bombeiros -, encontrará a "melhor" solução para o problema.
Fonte: JN

Sem comentários: