segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Empresa de Famalicão ganha concurso de helicópteros

A empresa “Everjets” ganhou o concurso público para fornecimento de 25 helicópteros ligeiros para o combate aos incêndios florestais.
 
Em comunicado, o conselho de administração da Everjets Aviação Executiva SA refere que foi notificada pelo júri do concurso lançado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) como tendo ganho a adjudicação referente ao lote três para o fornecimento dos helicópteros por ter apresentado "o melhor preço".
A Everjets congratula-se com a decisão do júri, adiantando que o preço apresentado foi "significativamente mais favorável do que o da proposta concorrente".
Segundo fonte da empresa, a Everjets apresentou uma proposta de 39,923 milhões de euros, menos 1,4 milhões de euros que a outra concorrente.
O concurso para a contratação dos 25 helicópteros ficou marcado por litígios judiciais entre as duas empresas concorrentes, com troca de acusações mútuas sobre alegadas falsificações de documentos.
Na nota, a Everjets garante que o dispositivo contratado vai estar operacional no início da época de combate a incêndios florestais, tendo em conta "a experiência da direcção operacional" para este tipo de missões.
O MAI e o INEM lançaram, em Julho de 2012, um concurso público internacional para contratação, manutenção e aluguer de meios aéreos para um período de cinco anos.
O concurso foi repartido por seis lotes, tendo cinco obtido no mercado propostas válidas e um não colheu qualquer proposta.
O lote que não teve qualquer proposta corresponde ao fornecimento de serviços de manutenção e operação da frota Kamov.
Na semana passada, o secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D´Ávila afirmou que cabe ao agora ao ministro Miguel Macedo tomar uma decisão quanto ao futuro dos cinco helicópteros KAMOV, sendo uma das hipóteses a venda dos aparelhos.
A extinção da Empresa de Meio Aéreos está prevista para quando o concurso estiver finalizado.

Sem comentários: