quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mau tempo Neve mantém encerradas quatro estradas em Bragança

As principais estradas do distrito de Bragança estão novamente transitáveis depois dos constrangimentos provados durante a manhã desta quarta-feira pela neve, que mantém encerradas quatro vias nesta região, informou a GNR.

De acordo com o Destacamento de Trânsito daquela força de segurança, o IP4, que liga à fronteira, em Bragança, e ao Porto, está “completamente transitável” depois de uma manhã complicada com o trânsito imobilizado na zona do Alto de Rossas, próximo de Bragança.

Outras vias, como a nacional 103, entre Bragança e Vinhais, ou a nacional 15, entre Bragança e Rossas, voltaram a estar operacionais, confirmou a GNR.

A acumulação de neve e gelo mantêm encerradas as nacionais 315, em Alfândega da Fé, na serra de Bornes, e a 206, em Bragança, na serra da Nogueira, duas vias que são sempre das primeiras afectadas e das últimas a reabrir no distrito de Bragança.

A GNR dá conta ainda de mais duas estradas cortadas: as municipais 316, na zona de Podence, em Macedo de Cavaleiros, e a 576, entre Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé.

A neve caiu intensamente no distrito de Bragança durante a madrugada e manhã de hoje.
Os constrangimentos na circulação automóvel afectaram o funcionamento das escolas na maior parte dos concelhos da região, por falta de transportes escolares.

Algumas autarquias decidiram suspender as aulas, outras enviaram os alunos mais cedo para casa e houve ainda algumas que mantiveram as escolas abertas, mas sem os estudantes das zonas rurais, que não puderam deslocar-se. A neve parou também os transportes públicos na cidade de Bragança.
Os bombeiros ajudaram durante o dia de hoje as instituições de solidariedade social a levarem cuidados e refeições a idosos e outros utentes nos concelhos de Bragança e Mogadouro para garantir o apoio domiciliário, apesar dos constrangimentos da neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a prever a possibilidade de queda de neve nas próximas horas e chuva durante a noite, apontando para uma subida da temperatura máxima para quinta-feira, que deverá subir dos três graus de hoje para seis.

Sem comentários: