quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bombeiros ajudam lar a entregar refeições

bombeiros_neve.jpgO manto de neve que cobriu Bragança no dia de hoje dificultou as operações de entrega das refeições aos idosos em regime de centro de dia de várias instituições. Com a impossibilidade de levar os veículos do lar à casa dos idosos, foram os bombeiros a entregar a comida aos utentes do Centro Social e Paroquial de S. Bento e S. Francisco.
 
Os utentes e familiares dizem-se gratos pela ajuda dos bombeiros. “Eu acho que é muito importante, principalmente nesta associação e com este tempo as pessoas têm medo de conduzir, então acho muito bem que os bombeiros façam este apoio à população”. “Sim, para mim é muito importante, tenho a minha sogra no centro de dia e é importante”. “Se não for assim, as coias não se resolvem. Ainda não temos os meios necessários como no estrangeiro. Sem a ajuda deles nós não podíamos resolver nada”.Raquel Domingues, directora técnica do centro, mostra-se satisfeita com a prestação dos bombeiros, salvaguardando o bem-estar dos idosos. “As instituições, embora tenham meios para conseguir fazer a deslocação e os serviços, muitas vezes é complicado devido aos percursos e estradas que nós temos, com os bombeiros conseguimos fazer o que nos compete com os idosos, de maneira a que não lhes falte nada”.
 
Para António Leal, um dos bombeiros responsáveis por esta acção, estes pedidos de ajuda durante o inverno são inevitáveis. “Eu acho que nestas alturas é tudo a virar-se para os bombeiros, por causa do auxílio à população devido à intempérie que tivemos durante a noite. As pessoas mais idosas que têm comida paga aqui no lar, somos solicitados para ajudar a levar a comida a casa”.
 
José Fernandes, comandante dos bombeiros, afirma que, apesar dos recursos não serem os melhores, tentam sempre auxiliar a população nestas alturas. “Os bombeiros, como mais um elo da protecção civil, nestas alturas com os meios escassos que temos com tracção integral usam-se ao serviço das pessoas, nomeadamente distribuição de refeições dos centros de dia, transporte de médicos, enfermeiros e remédios, de todo o serviço que nos é solicitado”.
Foram cerca de duas dezenas de idosos, os que receberam a sua comida das mãos dos soldados da paz, evitando que a neve prejudicasse as suas refeições.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: