quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Frio polar: temperaturas vão chegar aos -4

Portugal vai ser afetado por uma massa de ar frio polar entre o próximo sábado e terça-feira, com as temperaturas mínimas a chegarem aos 4 graus negativos.

Segundo as previsões que constam no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos mais frios serão Bragança e Guarda, onde o termómetro chegará aos -4.

Vila Real chegará aos 3 graus negativos, Viseu e Castelo Branco aos 3 graus negativos, Coimbra, Portalegre e Setúbal terão 1 grau negativo e Aveiro, Beja, Braga, Évora, Leiria, Porto e Viana do Castelo atingirão os 0 graus de mínima.

Entre as temperaturas mínimas, só Faro (5), Lisboa (1) e Santarém (1) se vão manter entre os positivos.

Já as temperaturas máximas vão variar entre os 5 graus positivos na Guarda e os 14 graus em Faro. Lisboa e Porto chegarão aos 12.

Durante os quatro dias em que o continente será afetado por uma massa de ar polar/ártico, e embora as temperaturas se vão manter baixas durante toda a próxima semana, domingo será o dia mais frio em Braga e Faro.

Já segunda-feira será o dia mais frio nos distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre e Viseu.

Terça-feira é dia de os termómetros baixarem mais em Bragança, Castelo Branco, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores não serão afetados por esta massa de ar frio, pelo que contarão com temperaturas amenas para a época do ano.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera sublinha, no entanto, que as previsões só começam a ficar mais precisas a três dias das datas em causa, pelo que, até lá, poderão verificar-se várias alterações.

O frio não deverá traduzir-se em queda de neve e o sol servirá para diminuir os seus efeitos.

«Estamos a prever que não haja precipitação e haja pouca nebulosidade. Com o efeito do sol, não se irá sentir tanto frio durante o dia», explicou a meteorologista Margarida Gonçalves à agência Lusa.
Fonte:tvi

Sem comentários: