quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Atraso em concurso custará 4,4 milhões de euros ao Estado

 
Se o Estado tiver de recorrer ao ajuste direto de meios aéreos de combate a fogos florestais poderá ter de gastar mais 4,4 milhões de euros do que esperava com o polémico concurso que já devia ter sido decidido.
 
O risco foi antecipado em setembro pelo próprio júri, no âmbito da discussão de um processo contencioso pré-contratual interposto no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga pela empresa que veio a ganhar o concurso - a Everjets.
 
 Até terça-feira, nem a Empresa de Meios Aéreos (EMA) nem o Ministério da Administração Interna (que decidira extingui-la até ao final do ano passado), tinham recebido o relatório final do júri do concurso, mantendo a decisão de não se pronunciar sobre o processo.
 
O concurso para a locação, a operadores privados de trabalho aéreo, de 25 aeronaves complementares aos nove helicópteros da EMA tem sido objeto de polémica, com troca de acusações de irregularidades entre os dois concorrentes - a Everjets, um pequeno operador recente, e o consórcio liderado pela Heliportugal, que já costuma alugar meios ao Estado.

Sem comentários: