quinta-feira, 3 de maio de 2012

Região: IC5 aberto ao trafego em toda a sua extensão

O IC5, que liga Miranda do Douro a Murça , já abriu na totalidade, com a inauguração dos seus dois últimos troços disponibilizando um total de 59 quilómetros, avançou fonte da Estradas de Portugal.

O lanço do IC5 entre Nozelos e Mogadouro, com 46,1 quilómetros, abriu às 18.30 e outro entre Carlão e o Nó de Pombal, com 12,9 quilómetros, abre às 20.30 horas de quarta-feira.

"Com a abertura destes lanços fica assim concluída a Subconcessão do Douro Interior", precisou a fonte.

O IC5 é um itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligando Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro.

Segundo a EP, o IC5 destina-se a estabelecer acessibilidades entre estes concelhos, atualmente descontínuas em alguns locais, e a melhorar as condições de segurança e de combate à sinistralidade.

A Subconcessão Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008 à AENOR - Douro Interior S.A., atualmente denominada Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, S.A. em regime de conceção, construção, financiamento, manutenção e exploração, sem cobrança de portagem aos utentes.

Esta concessão faz parte de um conjunto de vários lanços do IP2 e do IC5, num total concessionado de cerca de 240 quilómetros, dos quais cerca de 230 quilómetros correspondem a estradas a construir de raiz.

A empresa sublinha que a realização desta rede de estradas nos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda, aliada à conclusão da Autoestrada Transmontana, "irá melhorar significativamente os acessos no interior norte do país".

O troço entre Mogadouro e Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, está concluído desde setembro passado, numa extensão de 37 quilómetros.
Fonte:RBA

1 comentário:

afonso disse...

Agradeçam ao José Sócrates, caros transmontanos. O gang do BPN/PSD já não foi a tempo de desviar o dinheiro desta obra para os amigos de Lisboa...